Verbo FM

O amor que cura

por Mixto Lima (Aracaju -SE)
*Diretor do Centro de Cura local

Em 2015, meu pastor Darren Wray me colocou para estudar e ensinar sobre o assunto Evangelismo e isso mudou a minha vida. Passei a não conseguir ver uma pessoa na rua e não falar com ela sobre o amor de Deus ou orar por ela.

Eu pensava que eu era tímido, introvertido ou fechado, até eu me deixar ser amado por Deus de verdade. Quando a revelação do amor d’Ele realmente chegou até mim, tudo mudou na minha vida

Nessa época em que eu estava estudando sobre Evangelismo, lembro-me de estar no meu quarto orando e o Senhor começar a falar comigo a respeito do Reino de Deus e me levou à passagem de Mateus 13.44: “Também o reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido num campo, que um homem achou e escondeu; e, pelo gozo dele, vai, vende tudo quanto tem, e compra aquele campo”.

Deus me disse que esse campo no qual tem um tesouro escondido somos nós. Jesus é quem vendeu tudo, quem se deu e olhou para nós e viu em nós mais do que poderíamos ver. Quando eu descobri isso, pensei: “Minha vida vale a pena”. Jesus pagou o preço do pecado por nós com a sua própria vida. Ele não pagou para nos ver quebrados ou defeituosos, porque Ele nos comprou e quer nos ver perfeitos. Ele conquistou na cruz tudo o que precisamos, então,  deseja que andemos em saúde divina. Você não precisa estar enfermo ou limitado, pois o poder que ressuscitou Jesus dentre os mortos opera em você. 

“Nisto se manifestou o amor de Deus em nós: em haver Deus enviado o seu Filho unigênito ao mundo, para vivermos por meio dele. Nisto consiste o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou e enviou o seu Filho como propiciação pelos nossos pecados” (I João 4.9).

Deus nos quer bem. Ele se interessa por mim e por você, se interessa pelo nosso bem estar. Olhar para a cruz é suficiente para que a gente compreenda  o amor de Deus; ela nos prova que Deus estava disposto a pagar o preço necessário, que Ele tem um plano e um propósito para nós e que valemos muito para Ele. Portanto, Deus nos chama para estarmos arraigados e alicerçados no amor d’Ele, pois se não estivermos arraigados no amor d’Ele, estaremos alicerçados nas circunstâncias, medite em Efésios 3.17-19:

“Para que Cristo habite pela fé nos vossos corações; a fim de, estando arraigados e fundados em amor, Poderdes perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade, E conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus”. 

A Palavra de Deus também diz que Jesus suportou tudo tendo em vista a alegria que lhe estava proposta. Essa alegria era o plano de Deus cumprido, era a nossa salvação. Deus olha para nós e diz: “valeu a pena”! No pior dia da nossa vida, Deus não tirou Seus olhos daquilo que nos chamou para ser. Ele sabe que não fomos criados para estarmos doentes. O sofrimento que a Bíblia diz que devemos passar não tem nada a ver com doença. Jesus não teve dor de cabeça, câncer ou dias em que passou mal com doenças, ele teve aflições, foi perseguido, mas não existe nenhuma passagem na Bíblia que fale sobre Jesus estar doente. Jesus conquistou essa vida para nós, você não precisa ficar doente.

No Evangelho de João 9.2 conta sobre um dia em que Jesus estava passando por certo lugar e avistou um homem cego de nascença, “os seus discípulos perguntaram: Mestre, quem pecou, este ou seus pais, para que nascesse cego?”. Não foram os discípulos que avistaram o homem, foi Jesus. Ele estava sempre atento observando a quem poderia curar, Jesus estava sempre disposto a olhar com o amor de Deus.

Nessa passagem foi Jesus quem viu o homem, Ele quem foi para perto dele e, provavelmente, com um olhar de compaixão. Quando vemos alguém olhando com olhar fixo em algo, já observamos e queremos fazer um comentário ou questionar. Acredito que Jesus estava com um olhar compenetrado de tal maneira que os discípulos quiseram comentar e indagar. Mas Jesus estava olhando para o cego com o olhar de Deus, ele provavelmente pensava: “Ele não foi criado por isso, ele não precisa viver assim…”. Então, Jesus responde a pergunta dos discípulos: “Respondeu Jesus: Nem ele pecou, nem seus pais; mas foi para que se manifestem nele as obras de Deus”.

Jesus não disse que foi Deus quem colocou aquela doença, mas ele estava conectado com os céus e com a vontade de Deus, e Ele sabia que era a vontade de Deus curar aquele cego.

Existe um lugar em Deus em que você não procura os porquês, mas onde você sabe que Deus quer se manifestar independente dos porquês. Deus é bom, Ele não coloca sobre nós doenças nem problemas; Ele não manifesta o amor d’Ele assim, Seu desejo é curar as pessoas. Deus tem testemunhado que Ele é bom e esse é o outdoor dos céus! Essa é a maneira como Deus demonstra a Sua bondade.

Em outra passagem Bíblica Jesus entra na sinagoga e viu um homem com as mãos ressequidas, os fariseus com o desejo de encontrar n’Ele acusações perguntam se é lícito curar nos sábados, ao que Jesus responde:

“Ao que lhes respondeu: Qual dentre vós será o homem que, tendo uma ovelha, e, num sábado, esta cair numa cova, não fará todo o esforço, tirando-a dali? Ora, quanto mais vale um homem que uma ovelha? Logo, é lícito, nos sábados, fazer o bem” (Mateus 12.11,12).

Em outras palavras Jesus disse: “esse homem vale demais para mim. Se vocês podem fazer de tudo para salvar uma ovelha, quanto mais eu faria por esse homem. Eu desejo tirar esse homem da cova”. As doenças são como uma cova. Enfermidade não é algo que Deus nos dá para nos ensinar algo. Sua vida vale demais para Jesus para Ele permitir que você permaneça enfermo, com dores ou com um diagnóstico ruim. Sua vida vale o sangue de Jesus, ela não foi paga com coisas corruptíveis como ouro ou prata, ela foi paga com sangue imaculado do cordeiro!

Deus o ama e Ele deseja curá-lo. Ele manifestou o Seu amor por todos nós e deseja que olhemos com esse amor que cura por onde formos.

*Trechos da mensagem de 17 de junho de 2022, na Conferência de Cura Verbo da Vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!