Verbo FM

Ninguém explica Deus… Será!?

por Raffael Reis
(Graduado da Escola de Ministros Rhema)

A nossa jornada de hoje, partiu da seguinte afirmação: “Ninguém explica Deus”. Será mesmo!? Após o almoço, comecei a meditar. De repente, peguei-me arrazoando sobre a quantidade de pessoas que negam o Senhor por “acharem” que O conhecem. Por exemplo: um indivíduo disse que não acreditava em Deus, porque sua mãe tinha morrido com câncer. “Se Deus existisse, ela não teria morrido… Ele não é bom?”, disse o rapaz. Porém, só, e somente só, é possível entender ou conhecer como o Pai celestial trabalha através da Sua Palavra. A tradição humana não O define! De maneira nenhuma!

Antes de nos aprofundarmos no assunto, vejamos o significado do verbo explicar, de acordo com o dicionário da língua portuguesa:

* Fazer com que fique claro e compreensível; descomplicar uma ambiguidade;
* Ser a causa de;
* Conseguir interpretar o significado de;
* Fazer com que alguma coisa seja entendida; Providenciar uma justificativa;
* Manifestar-se através das palavras; exprimir-se;

Agora, vamos às Sagradas Escrituras e vejamos o que Ela nos instrui:

“Venham, voltemos para o SENHOR! Ele nos despedaçou, agora irá nos sarar. Ele nos feriu, agora nos fará curativos. Em pouco tempo nos restaurará, e logo viveremos em sua presença. *Ah, como precisamos conhecer o SENHOR*; *busquemos conhecê-lo*! Ele nos responderá, tão certo como chega o amanhecer ou vêm as chuvas da primavera”. (Oséias 6.1-3 – NVT)

Estamos bastante familiarizados com esta passagem no verso 3. Mas, fiz questão de colocar os versos anteriores para que entendamos como Deus age.

O povo de Israel só padecia quando desobedecia. A aliança que Deus tinha com o povo era fiel, porém o Pai Santo não pode derramar benção sobre desobediência.

Voltemos um pouco em Deuteronômio e vejamos o que está descrito no capítulo 28:

*Bênçãos resultantes da obediência*

“Se vocês *obedecerem em tudo* ao SENHOR, seu Deus, e cumprirem fielmente todos estes mandamentos que hoje lhes dou, o SENHOR, seu Deus, os colocará muito acima de todas as nações da terra. Se obedecerem ao SENHOR, seu Deus, vocês receberão as seguintes bênçãos: […]”. (Deuteronômio 28.1-2)

Olha que coisa maravilhosa! O Senhor deixou BEM CLARO, ou seja, explicado, como Ele abençoa o Seu povo. Você pode consultar até o verso 14 a relação de tais bênçãos. Porém, a partir do verso 15, olha o que Ele disse:

*Maldições resultantes da desobediência*

“Mas, se vocês se recusarem a dar ouvidos ao SENHOR, seu Deus, e não cumprirem todos os mandamentos e decretos que hoje lhes dou, as seguintes maldições cairão sobre vocês e os atingirão: […]”. (Deuteronômio 28.15)

O Senhor não deixou obscuro o que acontece com quem anda em desobediência. Ele esclareceu muito bem para que possamos caminhar com integridade diante dEle. Certa vez, meditando na Palavra, a seguinte frase nasceu em meu coração:

“_Deus não age clandestinamente, ou seja, na ilegalidade_.”.

Talvez, alguém diga: “Mas isso é Velha Aliança, Raffael. Em Cristo, nada é por mérito”.

Então, analisemos o que Jesus disse:

“E aquele que me enviou está comigo, não me deixou só, *porque eu faço sempre o que lhe agrada*”. (João 8.29)

O próprio Senhor Jesus disse que não estava só, porque agradava a Deus. Você só pode agradar alguém, andando em obediência, satisfazendo Sua vontade. E observe que Ele disse que a frequência da Sua obediência era SEMPRE. Não às vezes, porque a carne é fraca… Não! Ele andava em TOTAL obediência, logo, Ele vivia na benção manifesta do Senhor! A ponto de alimentar mais de cinco mil pessoas, apenas com cinco pães e dois peixinhos. Lembra o que a Palavra diz: “O SENHOR determinará que a bênção esteja nos teus celeiros e em TUDO o que COLOCARES A MÃO; e te abençoará na terra que te dá o SENHOR, teu Deus”. (Deuteronômio 28.8) Jesus tinha plena consciência de que o Seu toque era abençoado. Jesus andava em obediência a Palavra!

Vejamos também o irmão Tiago ensinando o seguinte:

“*O evangelho é a lei perfeita* que dá liberdade às pessoas. Se alguém examina bem essa lei e não a esquece, *mas a põe em prática, Deus vai abençoar tudo o que essa pessoa fizer*”. (Tiago 1.25 – NTLH)

“Deus VAI abençoar tudo? Mas nós já não somos abençoados?”. Somos sim, nas regiões celestiais em Cristo, como Paulo falou em Efésios 1.3, porém, a obediência é a tubulação ou a via que manifesta a benção na Terra.

Entenda, não é possível ser bem sucedido em desobediência a Deus. Aqui vão alguns exemplos: Andando em incredulidade; Negligenciando os dízimos e ofertas; Não ajudando os necessitados; Desconsiderando a vida de oração, estudo, confissão e meditação da Palavra. Não andar em amor, sendo rude com as pessoas, buscando os próprios interesses, falando mal dos outros. Desonrando ao Senhor em secreto, etc, poderíamos destacar muitas atitudes de desobediência ao Senhor.

Um dos textos que produzem um Santo temor em minha vida é este:

“[…] Pois respeitarei os que me respeitam, mas desprezarei os que me desprezam”. (I Samuel 2.30 NTLH)

Quem despreza ao Senhor receberá desprezo. Porém, quem O honra, será inundado de favor!

Então queridos, finalizo esta mensagem enfatizando a importância de prosseguirmos em conhecer ao Senhor, deixando de lado doutrinas humanas, que induzem ao erro, achando que Deus é místico e não pode ser entendido, explicado. Quem busca a Ele, nunca sairá frustrado, pois Jesus falou: “[…] quem busca, encontra.” (Mateus 7.7) A maturidade espiritual é caracterizada pelo conhecer a Deus: “[…] Escrevi a vocês, pais, porque conhecem aquele que existia desde o princípio. […]”. (I João 2.14b)

“O Filho irradia a glória de Deus, expressa de forma exata o que Deus é e, com sua palavra poderosa, sustenta todas as coisas. Depois de nos purificar de nossos pecados, sentou-se no lugar de honra à direita do Deus majestoso no céu, […]” (Hebreus 1.3)

Jesus é exatamente como Deus é. Quem vê Jesus e como Ele age, está vendo Deus em operação:

“Jesus disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém pode vir ao Pai senão por mim. *Se vocês realmente me conhecessem*, saberiam quem é meu Pai. Mas, de agora em diante, vão conhecer e ver o Pai”. Filipe disse: “Senhor, mostre-nos o Pai, e ficaremos satisfeitos”. Jesus respondeu: “Filipe, estive com vocês todo esse tempo e você ainda não sabe quem eu sou? *Quem me vê, vê o Pai*! Então por que me pede para mostrar o Pai? Você não crê que eu estou no Pai e o Pai está em mim? *As palavras que eu digo não são minhas, mas de meu Pai, que permanece em mim e realiza suas obras por meu intermédio*. *Apenas creiam* que eu estou no Pai e que o Pai está em mim. Ou creiam pelo menos por causa das obras que vocês me viram realizar”. (João 14.6-11)

Deus se revelou completamente através do Filho! *Deus pode ser explicado*!

Que esta mensagem enriqueça a sua vida! Em nome de Jesus!

2 Comentários

  • Entendo esse ponto de vista e respeito, mas entendo também que na música o termo “Ninguém explica Deus” é considerando na sua Totalidade, ou seja podemos explicar e entender como Deus age através da bíblia, mas entender completamente Deus está além de nossa compreensão. Abraço! Deus abençõe

    Resposta
  • Só alguém que não estuda a biblia, aceita esse refrão de música como verdade absoluta..Claro que Deus é explicado, quando o conhecemos e prosseguimos em conhecelo. Muito boa, sua reflexão.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!