Verbo FM

A importância da paternidade

por Eduardo Santos
*Graduado pelo Centro de Treinamento Bíblico Rhema

Tem coisa que homem faz e tem coisa que homem não faz. Você reparara que está havendo uma desconstrução da masculinidade? Isso é muito sério!

Eles estão tentando construir uma nova cultura, mas a cultura nunca vai ser mais forte que as escrituras.

Por isso existe tanto ataque a masculinidade. O maior problema do mundo é a ausência da paternidade. Ser Pai é um sacerdócio. Cada palavra que sair da sua boca mudará o destino do seu filho. Paternidade constrói caráter, o que define destino. O papel do homem é morrer por sua família. Ser pai é o maior privilegio e responsabilidade da vida de um homem. Vamos um exemplo na Bíblia.

“E Jefté fez este voto ao Senhor: “Se entregares os amonitas nas minhas mãos, aquele que estiver saindo da porta da minha casa ao meu encontro, quando eu retornar da vitória sobre os amonitas, será do Senhor, e eu o oferecerei em holocausto” (Juízes 11.30).

Jefté não é qualquer um. Esse personagem não é qualquer um, ele está inserido na galeria da fé de Hebreus 11. Este homem é conhecido por este voto estranho. Você concorda comigo que, muitas vezes, na ânsia de vencer na vida colocamos em risco as pessoas da nossa casa. Jefté na ânsia de vencer os amonitas colocou em isco toda a sua casa. A pergunta que fica é:

Quais os artifcios que o diabo tem usado para fazer os homens saírem de casa e colocar em risco sua família?

Jefté era filho de uma prostituta, era filho de um adultério. A desestrutura familiar compromete uma geração. Quando eu e você falhamos no dever de pai alguém vai chegar para influenciar o seu filho. Não existe vácuo! Ou você faz sua parte ou alguém vai chegar para fazer. O diabo usa hoje duas coisas para fazer os homens prejudicar sua família: Passado e Circunstâncias. O que te define é a Palavra ou é o seu passado… as circunstâncias?

Se o seu passado continua a definir você, o seu amanhã será para sempre ontem.

O Deus que você serve é um Deus de perspectiva, de um novo amanhã. Quando se olha para as circunstâncias e o passado, Deus pode tá em pé, na nossa frente, que não vamos enxergar. Eu não sei como era sua vida daqui para trás, mas eu sei que se você tomar uma posição… sua vida vai ser diferente daqui para frente. Eu não sei o que aconteceu no seu passado, mas eu sei que Deus deu a vida dEle por você.

Não fique satisfeito em ouvir as experiências dos outros, viva a sua própria experiência. Você não tem que acordar todos os dias para não pecar. Você tem que acordar todos os dias para ser como Jesus, o foco é outro. Deus não está preocupado em tirar as circunstâncias da nossa vida. Não fomos chamados para viver em um mar de rosas. Na fornalha, Deus não chegou com um extintor. Ele simplesmente foi!

O diabo desvia o olhar dos pais da igreja daquilo que realmente importa, para não estar atento aos filhos.

*Trechos da mensagem na Conferência de Homens em outubro de 2021.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!