Verbo FM

Antes de ir (Parte 1)

por Adelai Quefar (Brasília-DF)
*Professora do Centro de Treinamento Bíblico Rhema
ntes de ir (PARTE 1)
Nossa alma foi redimida

Existem músicas que me acompanham por onde vou, como a “porque Ele vive, posso crer no amanhã”. São músicas conhecidas, então, nos evangelismos em lugares sombrios, podemos puxar essas músicas e todos cantam; escuto homens e mulheres cantando em presídios e prostíbulos… Mas essa vida precisa resplandecer neles, precisa se manifestar na vida deles, porque ainda estão como mortos que cantam. Eles sabem a melodia, mas não sabem a interpretação da letra. Eles querem falar, mas a voz deles não pode ser ouvida. 

Precisamos alcançar a estatura de Cristo, a estatura de varão perfeito, tendo um espírito, alma e corpo íntegros, irrepreensíveis. Eu vim de uma igreja tradicional na qual o Espírito Santo era compreendido como um fogo que entrava e saia. Conheci a Jesus com 18 anos e em 3 meses eu li a Bíblia toda. Eu tinha muita fome, queria mais e sabia que Deus tinha muito mais para mim.

Quando a Palavra da Fé chegou para mim, foi a libertação de um jugo, porque eu pensava que era necessário fazer muito para conseguir receber de Deus, eu ia para o monte, orava, suplicava… mas quando eu ouvi que o justo vive pela fé, que o que eu precisaria fazer Ele já fez, isso transformou minha história. Atualmente, o que eu faço é por causa d’Ele, tenho consciência de quem eu sou.

Amar é a expressão de uma excelência e dedicação a alguém que você quer bem.

Os anos foram se passando, muitas coisas aconteceram, até que Ele disse pra mim: “Chegou o tempo, Adelai, de viver para mim a cada momento”. Foi tão impactante que fiquei me questionando como seria. Somos tendenciosos a analisar as coisas pelo nosso raciocínio, mas quando nascemos de novo e começamos a entender a pessoa do Espírito Santo, precisamos estar bem atentos para saber as Suas instruções e correções; o racional muitas vezes perde o sentido, porque se a Palavra de Deus diz algo contrário ao racional, então nós devemos acreditar e ponto.

Falamos o que a Palavra diz, ela é a nossa balizadora, é o nosso manual, nossa vida. Jesus Cristo nos ensina e fala o que precisamos ouvir. Quando o Espírito Santo começou a trazer as direções para mim, eu sabia que precisava ficar atenta a cada direção. Um dia acordei pela manhã com o Espírito Santo dizendo assim: “Eu vou lhe ensinar a viver para mim a cada momento”.

Não podemos passar no mundo simplesmente por passar, temos que deixar o que fomos comissionados a deixar. Nossa história e nosso legado precisam falar. A luz do Evangelho de Cristo resplandeceu em nossos corações e precisamos manifestá-la para as pessoas que cantam “porque Ele vive”, mas não têm a revelação e a vida que cantam.

Para isso, devemos entender e perceber que não somos nós, mas Ele através de nós. É maravilhoso dependermos d’Ele – Porque d’Ele, por Ele e para Ele são todas as coisas (Romanos 11.36). Quando recebemos uma missão, precisamos compreender a responsabilidade do que está em nossas mãos, todo que é chamado precisa ter consciência de quem o chamou. É como na etiqueta social, quando chamamos alguém para sair, nós é que pagamos a conta, nos dias de hoje existem contradições, mas eticamente quem chamou é que paga a conta – se você chama, você se responsabiliza. A Bíblia fala que Deus nos chamou, então, obedeça e saiba que é Ele através de você.

No livro Qualificados, há um trecho no qual o autor Tony Cooke fala sobre o versículo bíblico que diz que existe a diferença entre o chamado e o escolhido (Mateus 24.14). Tony Cooke conta que se indagava “por que poucos escolhidos?”. Até compreender que aquele que é chamado vai, mas quem é escolhido é comprometido. Escolhido é aquele que tem a consciência de viver uma vida de entrega conscientemente e cônscio de que aquele que envia é responsável pelo que foi enviado.

Jesus disse aos discípulos: “por um acaso lhes faltou alguma coisa?” (Lucas 22.35). O suprimento acompanha o chamado, porque Deus é responsável por aqueles que Ele chamou. Se Ele é responsável, nosso papel é obedecer às direções e descansar n’Ele quanto à provisão. Alguns jovens viajaram comigo de Brasília (DF) para Campina Grande (PB) para o evento Jovens para as Nações (JPN), alguns eram de lugares onde antes eles comiam lixo. Agora viajaram de avião, ficaram em um hotel e conheceram a praia. Creia em contas pagas e dinheiro sobrando. Deus é um bom pagador!

Muitos homens e mulheres que têm a compreensão do chamado, do ide, da missão ainda não vivem na plenitude da redenção no homem trino. Deus não nos redimiu apenas no nosso espírito, mas a salvação que Ele trouxe foi para o nosso todo – espírito, alma e corpo. Essa redenção nos deu a capacidade de ter uma alma com emoções equilibradas. Eu trabalho com pessoas em vulnerabilidade em presídios, casas de prostituição, lugares marginalizados na sociedade; lido com jovens, crianças e adultos que foram abusados, violentados, que se tornaram transexuais… E 70% dessas pessoas estavam no caminho de Jesus, conhecem a Palavra e muitos entraram onde estão por causa de ofensas, traumas, almas comprometidas e fragilizadas.

Um homem, uma mulher, um jovem ou adolescente que aprende a equilibrar suas emoções pode ouvir uma criança contar relatos absurdos e passar segurança para ela. Você pode desejar chorar e correr para a polícia, mas tudo precisa ser feito com equilíbrio, porque o campo missionário é o mundo e o dono do mundo é covarde. Precisamos saber andar em um campo minado e identificar as estratégias do adversário. 

*Trechos da mensagem do dia 24 de julho de 2022, no JPN Brasil.

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!