TPM

Postado em
0

Essas três letrinhas significam muito para a maioria das mulheres e para as pessoas que as cercam. A tensão pré-menstrual (conhecida pela sigla TPM) é uma síndrome que atinge as mulheres e que ocorre, em maior ou menor grau, nos dias que antecedem a menstruação. Os sintomas são variados: irritabilidade, depressão, dor nas mamas e agressividade, que pode e deve ser controlada. Dor de cabeça é outra queixa frequente. A mulher também chora fácil sem saber exatamente o por quê e pode explodir sem motivo.

Uma coisa que muita gente esquece, é que esses sintomas podem ser controlados ou mesmo evitados, se alguns cuidados forem tomados no decorrer do mês. Na verdade, classificaria esses cuidados como uma mudança de hábitos.

Agora, uma coisa que tenho observado e que deve ser analisado por você para identificar se isso está acontecendo na sua vida, é que muitas mulheres se escondem por trás da TPM, quando na verdade aquela irritabilidade e agressividade, ou mesmo outros sintomas, na verdade são as obras da carne sendo mostradas. Não estou querendo anular todo o lado cientificamente comprovado das alterações hormonais que modificam nosso comportamento, eu sei que tudo isso é de verdade. Porém, não podemos nos esquecer de que temos dentro de nós uma fonte verdadeira de amor, alegria, paz, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio (Gálatas 5.22). E que se essas coisas forem abundantemente evidenciadas, os efeitos da TPM desaparecerão.

Na verdade, não há e nem deve haver motivos para andarmos na carne.

Se cremos que Deus pode nos curar de qualquer doença, por que não nos posicionamos da mesma forma com a TPM? Se a informação de que é normal ter TPM encontrar um lugar de repouso em sua vida, dificilmente você se levantará para combater e controlar esses sintomas em você.

Essa linha de pensamento de que os sintomas da TPM podem ser anulados, é algo também defendido por médicos especializados. Inclusive, eles mostram que algumas mudanças em atividades diárias devem ser feitas. A prática de exercícios físicos, comprovadamente, amenizam os sintomas da TPM, além de trazerem benefícios para a vida de uma forma geral. Mudanças nos hábitos alimentares também ajudam a combater esses sintomas.

 Segue a baixo, uma lista de alimentos que combatem os sintomas da famosa TPM:

  • Leite fermentado, aveia e fibras alimentares: melhoram o funcionamento do intestino, assim, você não se sentirá tão inchada.
  • Frutas cítricas e vegetais alaranjados: deixam a pela mais bonita durante esse período, fazendo com que sua autoestima permaneça alta.
  • Vegetais verde-escuros: são ricos em cálcio e diminuem as cólicas, deixando você mais disposta à rotina do dia a dia.
  • Aveia, arroz integral, trigo, soja, ervilha e feijão: aliviam a irritabilidade e o mal-estar, ajudando você a ser mais passiva com as pessoas.
  • Salmão, linhaça, azeite de oliva, castanhas e nozes: melhoram a circulação, evitando os inchaços.
  • Semente de girassol: diminuí a depressão e a ansiedade, melhorando seu humor.
  • Soja e derivados: reduzem a fadiga e aumentando a vitalidade.
  • Carnes magras e frutos do mar: auxiliam o trabalho dos ovários, diminuindo as cólicas.
  • Água e sucos naturais: diminuem a retenção de líquidos.

EVITE OS VILÕES:

  • Café, chocolate, refrigerantes, bebidas alcoólicas e tudo que contenha cafeína: aumentam a irritabilidade.
  • Sal, industrializados, embutidos e defumados: promovem a retenção de líquido.
  • Alimentos ricos em gorduras saturadas: prejudicam a circulação.

Espero que aproveitem as dicas e não se esqueçam de fazer a sua parte para que tudo vá bem em sua vida! Deus deseja que tenhamos uma vida plena e que o caráter dEle seja manifesto através de nós!

Seja cheia do Espírito Santo e viva sempre o melhor de Deus nesta Terra!

 Abraços…

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA