Panela de Pressão

Postado em
0

Uma das coisas que mais admiro na vida de Jesus era a capacidade que Ele tinha de extrair das coisas simples uma lição profunda capaz de abençoar os que o ouviam. Esta é a definição de parábola, trazer uma verdade espiritual por meio de uma verdade natural.

Neste post gostaria de trazer uma imagem que nos fará pensar em coisas que acontecem em nossa vida e não tiramos o proveito correto por pura falta de conhecimento.

Vamos pensar um pouco sobre o fenômeno da panela de pressão. Aparentemente uma panela normal, feita de diversos materiais exatamente como qualquer panela, exceto por um pequeno e fundamental detalhe, a forma como ela foi projetada para fechar de forma precisa.

Achei esta definição do funcionamento da panela de pressão na internet: a panela de pressão tem como função principal deixar a pressão do seu interior maior que a do ambiente. A razão disso é que a água entra em ebulição a 100ºC, e quando atinge essa temperatura, estabiliza, sendo que sua temperatura só poderá mudar assim que toda a água tiver evaporado (e a sua comida, obviamente, secado e/ou queimado). A pressão extra, aumenta ao ponto de ebulição da água, já que suas moléculas são comprimidas no lugar, evitando que elas agitem-se demais e façam com que a água entre em ebulição. Dessa forma, a temperatura dentro da panela pode passar de 100ºC e o tempo de cozimento é consequentemente reduzido.

O que essa coisa tão simples do nosso dia a dia pode nos ensinar? A pressão que enfrentamos na vida nem sempre é uma coisa ruim, se você recorrer à Bíblia vai ver que existem muitos versículos que mostram o papel do sofrimento no processo de crescimento e amadurecimento do filho de Deus. Calma, não se precipite em me entender de forma equivocada. Não estou falando que todo tipo de sofrimento é bem vindo em nossa vida. Muita coisa Jesus sofreu em nosso lugar para nos libertar e nos livrar, como: enfermidade, miséria, morte prematura e espiritual. Nem quero te estimular a produzir sofrimentos para sua vida, a fim de crescer rapidamente. O simples fato de não sermos mais deste mundo nos trará o sofrimento necessário. Claro que tudo está ligado à forma como você lida com cada situação que surge.

Se nos voltarmos para a epístola de Pedro teremos muitas passagens que tratam deste tipo de sofrimento bíblico que todo crente irá passar. Mas gostaria de destacar uma frase que se encontra no capítulo 2 versículo 21: Porque para isto sois chamados; pois também Cristo padeceu por nós, deixando-nos o exemplo, para que sigais as suas pisadas.

Jesus foi um mestre na arte de lidar com a pressão que existia sobre ele. E gostaria que você entendesse o que essa pressão de sofrimento produziu.

“Ainda que era Filho, aprendeu a obediência por meio daquilo que sofreu. e, tendo sido aperfeiçoado, veio a ser autor de eterna salvação para todos os que lhe obedecem”. Hebreus 5.8, 9

Temos que aprender a lidar com as pressões que a vida oferece. O mais interessante em uma panela de pressão é que as coisas ficam prontas mais rápidas por causa da pressão. Sofrimento produz amadurecimento, podemos ser aperfeiçoados se passarmos de forma bíblica pelas provações. A bíblia até nos animar a termos por motivo de toda alegria o passarmos por várias provações (Tiago 1.2).

O meu objetivo neste texto não é fazer com que você deseje passar pelo sofrimento, mas é te fazer enxergar as coisas boas que você poderá extrair dele. Se prepare, se encha da Palavra de Deus e seja cheio do Espírito. Creio que Deus tem depositado dentro de você tudo o que você precisa para passar com alegria pelos momentos de pressão que a vida traz.

Um grande abraço e até o próximo!

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA