Verbo FM

Disposição para cumprir as Escrituras

por Sâmia Rocha

No blog desse mês quero começar com essa pergunta:“O que você está disposto a fazer para que as Escrituras se cumpram na sua vida?”

Encontro pelo caminho muitas pessoas que pensam que cumprir o propósito de Deus nessa Terra é apenas uma questão de descobrir para o que foi chamado e PRONTO! Está tudo resolvido!! Achamos que a estrada é plana, livre de dificuldades e desafios. Mas, será que é assim? Ou será que não estamos vivendo “num fantástico mundo de Bob”?

Poucas pessoas pregam sobre o percurso que temos que percorrer. Na maioria das vezes as pessoas estão se detendo a pregar sobre o começo da caminhada e o final dela e também o “glamour” que envolve a menor parte dessa caminhada; mas não vemos muitos pregando sobre o “meio”, o PERCURSO que precisa ser percorrido, a MOTIVAÇÃO, os DESAFIOS!!

Por conta disso, vemos pessoas revoltadas com a liderança, porque acham que a liderança está tentado impedir o propósito na vida delas; estão desmotivadas e frustradas. Tudo isso tem como base a ideia de um caminho reto e rápido quando na realidade não é assim.

Podemos ver isso na Igreja de hoje, mas não nas Escrituras. Leva-se tempo para construir pessoas, equipá-las e moldá-las para viver o que Deus tem para elas. Se fosse pelas nossas próprias escolhas, NUNCA pensaríamos estar debaixo de uma liderança que não nos deixa fazer tudo o que queremos, quando queremos, com quem queremos e na hora que queremos.

NUNCA escolheríamos servir, às vezes, em algumas posições que são desconfortáveis para nós e NUNCA nos sujeitaríamos a ter que conviver com pessoas “não muito amáveis”, pois, estar numa posição confortável não lhe amadurece, nem desenvolve em você habilidades que você precisa para cumprir o teu propósito.

Vemos tantos exemplos na Bíblia de pessoas que foram tiradas das “suas áreas de conforto” para poderem se tornar o que elas precisavam para cumprir a sua chamada! Moisés, Elias, Eliseu, Davi, Gideão, Pedro, Paulo e uma infinidade de outros que tiveram de abrir mão da sua zona de conforto, para se sujeitar ao caminho que os levaria ao sucesso do cumprimento da vontade de Deus nas suas vidas. Mas, especificamente vamos ver um exemplo de alguém que está acima de tudo, o nosso próprio Senhor JESUS!

É interessante vermos nas Escrituras, principalmente nos Evangelhos, a convicção que Ele tinha de qual era o seu propósito sobre a terra. Ele estava tão sintonizado e convicto da vontade de Deus para Ele que nem mesmo a maior das dores o faria abrir mão disso! Eu costumo dizer que quando você tem conhecimento sobre o propósito para o qual você nasceu, você também vai começar a ter conhecimento dos critérios que você precisa ter para alcançá-lo!

Por exemplo: Se você percebe que o propósito da sua vida é ser um atleta, os critérios para você se tornar aquilo ficam claros. Você sabe que não dá para comer qualquer coisa, você precisa ter uma dieta balanceada, precisa treinar, ter horários certos para praticamente tudo, dormir bem, estudar e andar também com as pessoas que podem te ajudar a alcançar isso!

Isso me diz que quando alguém muda de posição o tempo todo ou é instável para cumprir o que lhe foi confiado, essa pessoa está em presunção ou não sabe a maneira que Deus usa para nos levar ao destino que Ele tem para nós. Ela está perdida em “tentativas” que possam dar certo, mas que geralmente são caminhos que não impõe esforço, Fé, disciplina, e por aí vai! Vemos algumas passagens que revelam que nada tiraria Jesus de fazer o que Ele sabia que tinha que fazer.

João 13.18: “Não falo a respeito de todos vós, pois eu conheço aqueles que escolhi; é, antes, para que se cumpra a Escritura: Aquele que come do meu pão levantou contra mim seu calcanhar”

João 15.25: “Isto, porém, é para que se cumpra a palavra escrita na sua lei: Odiaram-me sem motivo”

Mateus 12.17; 21.4; Lucas 18.31; 21.7; 21.22; João 19.24; 19.28. Mateus 26.56: Mas tudo isso aconteceu para que se cumprissem as Escrituras dos profetas”. Então todos os discípulos o abandonaram e fugiram. Você pode perceber por essas passagens que nem tudo aquilo que estava escrito sobre Ele que precisava ser cumprido era agradável ou fácil, mas com certeza tudo tinha um propósito!

No salmo 139.16 diz que todos os nossos dias já foram escritos quando nenhum deles havia. Podemos deduzir com isso que Deus tem um “script”, um “roteiro” sobre nós que diz respeito à quando, como, onde e com quem.

Talvez não tenhamos esse roteiro escrito nas nossas mãos, mas, temos o Seu autor que mora dentro de nós e conhece ele de cor. Então por mais que muitas vezes não seja tão confortável passar por algumas coisas, esteja sempre disposto a cumprir o que “está escrito” ao seu respeito para que você seja bem sucedido e cumpra tudo aquilo que está proposto para você!

Feliz 2018 a todos!!

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!