Verbo FM

O poder de Deus

por Perilo Borba

A princípio, vamos ler uma visão relatada no livro de Zacarias:

“Tornou o anjo que falava comigo e me despertou, como a um homem que é despertado do seu sono, e me perguntou: Que vês? Respondi: olho, e eis um candelabro todo de ouro e um vaso de azeite em cima com as suas sete lâmpadas e sete tubos, um para cada uma das lâmpadas que estão em cima do candelabro. Junto a este, duas oliveiras, uma à direita do vaso de azeite, e a outra à sua esquerda. Então, perguntei ao anjo que falava comigo: meu senhor, que é isto? Respondeu-me o anjo que falava comigo: Não sabes tu que é isto? Respondi: não, meu senhor. Prosseguiu ele e me disse: Esta é a palavra do Senhora Zorobabel: Não por força nem por poder, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos” (Zacarias 4. 1-6)

Lendo assim, parece um pouco complexo, mas convidei um excelente artista, Godofredo Couto, para ilustrar essa visão.

Um candelabro de ouro, 7 lâmpadas, um vaso de azeite em cima que mantinha as lâmpadas acesas e era abastecido por duas oliveiras.

O monte ao qual o texto se refere, era um lugar que ficava entre a reconstrução do templo. Era o local onde eles pegavam parte da matéria prima subindo o monte. Era cansativo, uma longa jornada e eles se viam incapazes, mas a Palavra profética veio para dizer que o que seria  difícil, se tornaria fácil, o que era pesado, se tornaria leve.

O candelabro significava o templo, pois era um utensílio dele. Algo que parecia impossível de ser feito e os inimigos poderiam zombar o povo de Deus, dizendo que não eles não iram conseguir.

É pela graça! É pelo favor de Deus, a habilidade dEle. Para manter o candelabro aceso, não havia mérito humano. Na visão, não haviam mão humanas. Não é por causa da sua inteligência, dos teus conhecimentos técnicos, da tua conta bancária, do seu sobrenome. Se você quiser ver as promessas do Senhor se cumprindo na sua vida, não vai ser por sua força, mas pelo Espírito de Deus.

Não quero que as pessoas olhem para mim e digam que as coisas aconteceram na minha vida por causa de algum mérito meu. A única coisa que vão ter que dizer é: “Só pode ter sido Deus”.

Essa visão de Zacarias me lembra o que está em II Coríntios 4.7: Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós”.

É pelo poder de Deus! Talvez a sua reação diante das promessas de Deus tenha sido como a de Maria, quando o anjo lhe anunciou a gravidez. Ela disse: “Como será?” (Lucas 1.34).

Mas você se lembra qual foi a resposta do anjo? “É pelo Espírito de Deus!” (Lucas 1.35).

O poder sempre está presente, mas é pela fé que ele opera!

A mulher do fluxo de sangue (Lucas 8.43-48), mesmo doente e frágil foi até Jesus, enfrentando a multidão por causa da sua fé. A questão não é o poder estar presente, mas haver fé. Precisa haver uma ação correspondente de fé.

O que curou aquela mulher foi o poder de Deus, mas Jesus disse que o curou aquela mulher foi a sua fé, pois foi a fé dela quem ativou o poder.

Por isso Jesus dizia: “as palavras que vos digo são Espírito e vida” (João 6.3), porque se você crê, você ativará o poder da Palavra. Deixe de tentar fazer do seu jeito! Deixe de fazer com sua própria força.

Quando estavam pescando, Pedro e seus companheiros tentaram fazer do seu jeito (Lucas 5.1-11). Porém, Jesus os enviou novamente a pescar em circunstâncias incomuns, ainda assim eles foram. Pedro disse: “Sob a tua Palavra, vamos!” (Lucas 5.5). Foi a obediência deles quem ativou o poder de Deus!

Quando você obedece ao Senhor, quando você segue a Sua Palavra, você pode até ainda não ver, mas algo já está acontecendo.

No caminho da obediência, milagres acontecem. Se não há obediência, não haverá milagres.

Dependa de Deus, confie, busque e obedeça ao Senhor. Não tenha a sua vida por preciosa. Assim agem os que vivem na graça que está disponível. Não dependa do seu dinheiro, ele não vai resolver muitas coisas. Há problemas que só Deus irá solucionar. Dependa dEle!

“Ah! Nosso Deus, acaso, não executarás tu o teu julgamento contra eles? Porque em nós não há força para resistirmos a essa grande multidão que vem contra nós, e não sabemos nós o que fazer; porém os nossos olhos estão postos em ti. e disse: Dai ouvidos, todo o Judá e vós, moradores de Jerusalém, e tu, ó rei Josafá, ao que vos diz o SENHOR. […] Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão, pois a peleja não é vossa, mas de Deus.  […] Neste encontro, não tereis de pelejar; tomai posição, ficai parados e vede o salvamento que o SENHOR vos dará, ó Judá e Jerusalém. Não temais, nem vos assusteis; amanhã, saí-lhes ao encontro, porque o SENHOR é convosco” (II Crônicas 20.12,15,17)

Para Deus agir, você precisa sair de cena e deixá-lo fazer. Sua posição é a de fé. O que você tem falado? O que você tem chamado a existência?

“Uns confiam em carros, outros, em cavalos;nós, porém, nos gloriaremos em o nome do Senhor, nosso Deus. Eles se encurvam e caem; nós, porém, nos levantamos e nos mantemos de pé.Ó Senhor, dá vitória ao rei; responde-nos, quando clamarmos” (Salmo 20.7)

“Confia no Senhor de todo o teu coração não te estribes no teu próprio entendimento” (Provérbios 3.5)

Não está funcionando? Talvez o vaso que mantém as lâmpadas acesas esteja obstruído, e o que  desobstrui é fé e obediência. Nunca vai ser por falta de poder, mas sim por falta de fé.

O que derrubou o muro de Jericó não foi o grito do povo, mas o poder de Deus mediante a fé e obediência (Josué 6.20). No milagre de Jesus transformando água em vinho, enquanto os discípulos levavam a água ainda não transformada em vinho, mesmo sendo loucura, algo aconteceu (João 2. 1-11). Não de forma natural, mas pelo Espírito de Deus.

Abraão foi primeiro chamado de pai, depois se tornou pai porque ousou acreditar no que Deus o prometeu. Sara também primeiro creu que era uma mãe e a bíblia diz que assim se manifestou o poder dentro dela. Quando você recebe pela fé e diz que é antes de ver, você recebe a manifestação de Deus.

Coloque suas forças no Senhor! Deus está te dizendo: “Esta causa não é sua, é minha”. Deixe de achar que as coisas na sua vida acontecem por causa da sua força, pois você não é nada sem Ele. Se você deixar de ser orgulhoso e aceitar que depende de Deus, você vai desfrutar das promessas dEle e da Sua graça.

Em 2016, com 5 anos de casados, eu e minha esposa decidimos ter um filho. Tivemos dificuldades para ela engravidar nesse período e, mesmo que ainda não estivesse acontecendo, eu comecei a me enxergar como pai. Eu disse: “Eu sou pai”. Quando Estevão nasceu, as pessoas chegavam para me perguntar se eu estava feliz, mas eu sempre dizia que eu já havia me alegrado há dois anos atrás.

Essa é uma igreja de fé! O DNA dessa família é esse. Você precisa viver pela fé. Jesus disse para aquela mulher que foi curada do fluxo de sangue: “A tua Fé te salvou” (Marcos 5.34). O que a tua fé tem feito por você?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!