Verbo FM

Lance sobre Ele !

por Perilo Borba

“Porquanto Ana no seu coração falava; só se moviam os seus lábios, porém não se ouvia a sua voz; pelo que Eli a teve por embriagada. E disse-lhe Eli: Até quando estarás tu embriagada? Aparta de ti o teu vinho. Porém Ana respondeu: Não, senhor meu, eu sou uma mulher atribulada de espírito; nem vinho nem bebida forte tenho bebido; porém tenho derramado a minha alma perante o SENHOR. Não tenhas, pois, a tua serva por filha de Belial; porque da multidão dos meus cuidados e do meu desgosto tenho falado até agora. Então respondeu Eli: Vai em paz; e o Deus de Israel te conceda a petição que lhe fizeste. E disse ela: Ache a tua serva graça aos teus olhos. Assim a mulher foi o seu caminho, e comeu, e o seu semblante já não era triste” (I Samuel 1.13-18).

Ana estava triste, angustiada, estressada, aflita… Nessa situação, poderíamos aplicar vários adjetivos. O que importa, no entanto, é que Ana foi ao lugar certo. Ela se derramou diante de Deus. Eu gosto, especialmente, de reparar que ela se demorou na presença do Senhor. Às vezes, nós somos muito imediatistas, queremos que as coisas funcionem como se estivéssemos requentando um prato em um micro-ondas e não funciona assim.

Muitas vezes, temos agido precipitadamente porque não temos buscado ao Senhor. Queremos que Deus nos encha, quando, na verdade, já estamos cheios. Não há espaço para nada mais entrar. É preciso que derramemos o que há dentro de nós diante do nosso Pai. Nós falamos, murmuramos, conversamos até com Satanás, sempre mencionando os problemas. Ao invés disso, poderíamos estar no lugar certo, colocando as nossas almas diante de Deus.

“E disse Esaú: Eis que estou a ponto de morrer; para que me servirá a primogenitura? Então disse Jacó: Jura-me hoje. E jurou-lhe e vendeu a sua primogenitura a Jacó. E Jacó deu pão a Esaú e o guisado de lentilhas; e ele comeu, e bebeu, e levantou-se, e saiu. Assim desprezou Esaú a sua primogenitura” (Gênesis 25.32-34).

É interessante observar a fala de Esaú. Ele diz estar a ponto de morrer, mas será que isso era verdade? Quem está em uma condição tão ruim, não se recupera apenas com um prato de lentilha. Muitas vezes, nós exageramos, maximizamos o problema e olhamos tanto para as circunstâncias, que acabamos agindo por elas. Perdemos o direito e o privilégio da comunhão com Deus, de lançar sobre Ele as nossas ansiedades. Ele tem cuidado de nós!

Lançamos as nossas ansiedades sobre os outros, sobre nós mesmos, mas não lançamos sobre Deus. Existem situações nas quais estamos “quase lá”, é só perseverar mais um pouco… Mas agimos debaixo das circunstâncias e perdemos a nossa bênção.

Ana não fez assim, ela parou e se demorou com o Pai. Mas o que eu mais gosto nessa narrativa é que ela entrou de um jeito e saiu de outro. Entrou com um semblante e saiu de outra forma. Quando você tem esse momento íntimo com Deus, pode até entrar com o rosto de uma certa maneira, mas se você ficar ali pelo tempo necessário, se derramando diante do Senhor, o seu semblante vai mudar. Sabe por quê? Um coração alegre aformoseia o rosto.

Sabe por que vemos tanta gente cabisbaixa? Falta de comunhão com Deus. Sabe por que existe tanto estresse e aborrecimento em nosso meio? Falta de tempo com o Senhor. Quando estamos com Ele, mesmo que estejamos esmorecidos, angustiados, cansados, nós derramamos as nossas emoções e desabafamos com Deus. Então saímos diferentes.

Terapia é uma coisa muito boa. Existem muitos bons profissionais ajudando as pessoas que necessitam. Mas há transformações que só podem ser realizadas pela unção que despedaça todo jugo, nada mais pode solucionar.

Gostaria de destacar aqui uma frase que mexeu comigo e que foi compartilhada pelo Apóstolo Guto Emery. Ela diz:

“Na oração é melhor ter um coração sem palavras do que palavras sem coração. As melhores orações geralmente têm mais gemidos do que palavras. Aquele que corre de Deus pela manhã dificilmente vai encontrá-lo no resto do dia.” (John Bunyan)

Corra para Deus. Derrame a sua alma diante d’Ele todos os dias. Acorde mais cedo, se necessário, e chute a preguiça para lá… Você vai começar o seu dia de uma forma diferente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!