Verbo FM

O Título de propriedade

“Todavia, o meu justo viverá pela fé; e: Se retroceder, nele não se compraz a minha alma” (Hebreus 10.38). 

Esse texto de Hebreus nos fala de uma vida diferente, relacionada aos justos do Senhor. Em outras palavras, aqueles que foram justificados pelo Senhor têm o direito de viver pela fé e não retroceder diante das dificuldades.

Se o texto fala de retroceder é porque existem situações que nos tiram do foco da vida de um justo, nos fazendo pensar que não podemos vencer uma dificuldade.  Mas, se continuarmos a ler o texto veremos que nós, os justos, ou os que são da fé, não retrocedem diante de qualquer situação (Hebreus 10.39).

“Ora a fé é a certeza de coisas que se esperam” (Hebreus 11.1a). A resposta do que nos faz viver essa vida diferente é que a fé é a certeza ou o título de propriedade das coisas que se esperam.  A palavra certeza no grego é “hupostasis”, que dá o sentido de título de propriedade.

Então podemos ler dessa maneira: Ora, a fé é o título de propriedade das coisas que se esperam, e por isso (por ter esse título em minhas mãos) ela é a convicção de fatos que se não vêem (Hebreus 11.1).

Podemos continuar a leitura assim: Pois, pela fé (que é o título de propriedade) os antigos obtiveram bom testemunho (não retrocederam) (Hebreus 11.2).  Nós não podemos retroceder com o título de tudo o que nos é necessário em nossas mãos, que nos foi dado pelo Senhor, o mesmo que usou esse título para fazer o invisível tornar-se visível (Hebreus 11.3). Para entendermos melhor a respeito de a fé ser o título ou direito de propriedade, temos que entender o que isso significa.

Título ou direito de propriedade está resumido em: Quem tem o título de propriedade, ou seja, o proprietário tem a faculdade de usar, gozar e dispor da coisa, e o direito de reavê-la do poder de quem quer que injustamente a possua ou detenha. Isso me mostra que sou proprietário das coisas que não vejo e que posso chamar a existência, ou melhor, a manifestar-se para mim, pois embora eu não esteja vendo, sou o dono e quero ver para usar, gozar e dispor do que é meu.

Muitas vezes pensamos em retroceder porque vemos o Diabo apossando-se do que é nosso, da nossa saúde, do nosso dinheiro ou tudo que nos pertence, mas temos o direito de reaver do poder de quem quer que esteja injustamente possuindo.

Aleluia!  Nós não retrocedemos, porque não vivemos pelo que vemos, mas pelo que temos no Senhor.

A vida abundante nos pertence, o inimigo não pode nos tomar e se ele tomou alguma coisa de você, saiba que você é o proprietário e tem o direito de restituição. Se você está com uma enfermidade no seu corpo saiba que ela é ilegal, pois você tem o direito pela fé no Senhor Jesus Cristo de viver em saúde divina.

Qualquer que seja a situação que o Diabo esteja causando a você, você tem de saber que ele está agindo com o direito de posse, ou seja, ele não é o proprietário e só tem o direito de posse quando damos lugar a ele.

Vejamos um exemplo: qualquer pessoa ao alugar uma casa, recebe o direito de posse da mesma, isso não a faz dona, mas da a ela o direito de possuí-la. Com esse exemplo entendemos que alguém pode ser curado e mesmo assim estar doente, ser rico e estar na pobreza, ou não estar a usar sua propriedade, porque alugou a alguém para receber o dinheiro do aluguel.

Com o Diabo é parecido: quando damos esse direito, ao darmos lugar a ele, ele nos paga com o seu salário. O salário do pecado é a morte (Romanos 6.23). Que quer dizer isso? Que quando estamos doentes ou em situação de pobreza, não quer dizer que somos doentes ou pobres, simplesmente quer dizer que somos curados, mas, não estamos usando o nosso direito; e que somos ricos, mas não estamos usando esse direito também.

Lembra do que está escrito ao nosso respeito? “Pelas suas feridas fomos curados” (Isaías 53.5b); e também: “Pois conheceis a graça do Senhor Jesus Cristo, que sendo rico, se fez pobre por amor de vós, para que, pela sua pobreza, vos tornásseis ricos” (2 Coríntios 8.9). Nós devemos tomar posse dos nossos direitos e nunca vamos retroceder. O apóstolo Paulo nos deu o exemplo em Filipenses, no capítulo 4, onde ele estava passando grandes dificuldades físicas, financeiras, perseguições e até mesmo pobreza por causa da pregação da palavra.  Ele mesmo nos pede para não andarmos ansiosos por coisa alguma (verso 6) e a pensar em tudo que for de boa fama (verso 8).

Boa fama no texto original Grego vem de “eufhemos”, que pode ser traduzido como algo próspero. Mesmo na dificuldade ou na pobreza nós devemos saber que somos donos de tudo o que é próspero e pensar não no que estamos vendo, mas no que é nosso por direito, pois temos esse título. Então nisto pensemos! Do verso 10 ao 12 também do capítulo 4 de Filipenses, Paulo está agradecendo pelos mantimentos enviados pela igreja de Filipos e vemos seu exemplo de justo que não retrocede e tem consciência do direito de propriedade que tem ao declarar, mesmo em seu sofrimento, uma das maiores afirmações da Bíblia ao dizer: Posso todas as coisas naquele que me fortalece (Filipenses 4.13).

Portanto, meu amado, você não deve retroceder por causa da sua situação, mas deve exigir pela fé o seu direito, dizendo contra a esperança natural, mas a favor do sobrenatural, que você pode todas as coisas naquele que te fortalece!  É isso que a palavra está ensinando através do escritor de Hebreus, é assim que o apóstolo Paulo fala em Filipenses capítulo 4 e em tantos outros textos que nos contam o que ele viveu, que nos ensinam a não retrocedermos.  “Nós, porém, não somos dos que retrocedem para a perdição; somos, entretanto, da fé, para a conservação da alma” (Hebreus 10.39).

É isso que o Senhor Jesus nos ensina na hora da sua crucificação, mesmo estando sobre uma cruz e condenado à morte Ele não deixou de ser o Senhor da vida, que tinha o poder de perdoar pecados e de salvar o pecador, vemos isso quando Ele pede ao Senhor (Deus) para perdoar os pecados dos que estavam martirizando-o e quando ele decreta a salvação do ladrão que estava junto com Ele na cruz. Como vemos aqui não podemos pensar que a situação adversa é quem determinará quem somos, mas, é quem somos que determinará a nossa situação!

“Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou”. Romanos 8.37.

*Extraído do DVD Fé: Título de propriedade. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!