Verbo FM

A outra face

“Porque a lei foi dada por intermédio de Moisés; a graça e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo. Ninguém jamais viu a Deus; o Deus unigênito, que está no seio do Pai, é quem o revelou” (João 1.17 e 18)

Costumo dizer em meus sermões que Jesus colocou uma face em Deus, pois o apóstolo João deixou isso bem claro nos versos que acabamos de ler.

O apóstolo se baseou nos textos do Velho Testamento que têm como principal ênfase a escritura que se encontra em Êxodo 33. 20: “E acrescentou: Não me poderás ver a face, porquanto homem (Em hebraico: Adam) nenhum verá a minha face e viverá”.

Deus disse que nenhum Adão (homem) O veria e permaneceria vivo depois. Você há de concordar comigo que ver Deus sempre foi um sonho do povo de Israel. A face de Deus foi o tema de várias canções de Davi e, quando falamos nesse tema, pensamos logo naquele que chegou mais perto de vê-Lo: Moisés. Porém, “Ninguém jamais viu a Deus…”. Pelo menos isso até a vinda de Cristo.

Os profetas e os reis tentaram descrevê-Lo, porém não conseguiram expressar a Sua grandeza e glória…

Como lemos em Êxodo: “… porquanto homem (Adão, hebraico) nenhum verá a minha face e viverá”.

Entenda, Adam, ou Adão, usado aqui para homem, se refere à raça humana ou à pessoas nascidas com a natureza carnal ou humana.

Deus é Espírito, o homem ficou separado de Deus (Espírito) e por essa diferença de natureza, quem via a Deus deveria morrer… A carne é fraca e precisa da vida do Espírito, porém não havia condições de vermos a Deus em sua Glória, precisávamos dEle, Ele nos queria, mas havia a barreira do pecado nos separando da sua Glória.

Todos no Velho Testamento emitiram uma opinião de como Deus era, mas não adiantava: “Ninguém jamais viu a Deus…”.

Deus, então, entrou em cena mostrando a incapacidade do homem em descrevê-Lo. O Grande “Eu Sou o que Sou” deu a “Outra Face”, a face que morreria e não matava, a face doce e amorosa de Jesus, Deus em Carne, Deus em Adão, o último Adão. Na verdade, a única face de Deus.

Jesus disse: “Quem vê a mim, vê o Pai” (João 14. 9).

Em Hebreus 1. 3, fica mais claro ainda: “Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser”.

Exata vem do grego: “Charakter”, e quer dizer, literalmente, “imagem estampada ou cópia exata” de quem Deus é.

Jesus colocou uma face em Deus: “… e vimos sua Glória, Glória do unigênito do Pai” (João 1. 14).

Deus, no Velho Testamento, fez o homem (Adão). Mas, no Novo Testamento, Ele se fez homem (Adão).

Jesus cumpriu Gênesis 1. 26 fazendo-se a Imagem de Deus!  Ele é a face de Deus. Se quisermos saber como Deus é, olhemos para Jesus!

Por fim, talvez você ainda esteja se perguntando: E hoje quem vê a face de Deus morre?

Claro que não! Vou explicar… Quando Jesus veio, vimos sua Glória (João 1.14) e percebemos que Ele estava vivo, vimos a face de Deus através de Cristo. E quer saber? Paulo responde para nós em Gálatas 2. 19: “Porque eu, mediante a própria lei, morri para a lei, a fim de viver para Deus. Estou crucificado com Cristo”.

Como alguém pode morrer se já está morto? Nós já estamos mortos por ver a face de Deus, Jesus.

Ver a Deus e morrer era da lei. Mas, Jesus bradou: “Está consumado”… Portanto, já vimos a Deus, já estamos mortos por ver sua Glória, a face de Deus, não a face do quadro retratado pela narração humana do Velho Testamento, mas a face do quadro pintado através da carne e do Sangue precioso de Cristo Jesus.

E agora, como ficamos? “Logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim” (Gálatas 2. 20).

6 Comentários

  • Duas referências minha! Dr: T.L Osborn e o Evangelista Jânio César q tive o prazer de ser seu aluno no Rhema Brasil na matéria (Cristo, aquele que cura) sou muito abençoado com suas ministrações e livros . Sou grato a Deus pela vida desses homens .

    Resposta
  • Qd compreendemos que Jesus é a expressão exata da face de Deus, e analisarmos a sua vida aqui na terra, passamos a comprrender perfeitamente q doenças e outras coisas ruins q vem p/ destruir ñ é a vontade de Deus! E até mesmo coisas q acontecia no antigo testamento q se atribuia a Deus de fato ñ era Ele.

    Resposta
  • amei essa palavra, gostaria que falasse sobre a Graça queria ter mas conhecimento, um abraço!!!!

    Resposta
    • Paz querida, que bom você recebeu através dessa mensagem. Quem sabe em um próximo poste eu fale sobre esse assunto. Abraço.

      Resposta
    • Amém querida, creio que precisamos estudar muito sobre esse assunto. Grande abraço, paz.

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!