Verbo FM

Reflexão: uma chave de sabedoria

por Humberto Albuquerque

“Não é bom proceder sem REFLETIR, e peca quem é precipitado” (Provérbios 19.2-3).

Além de ser perigoso, agir sem pensar nas causas e consequências é pecado. Creio na importância de conhecermos a definição dessa palavra: reflexão.

Reflexão: Ação de pensar demorada e ponderadamente para melhor compreender as causas ou razões de um fato, evitando juízo precipitado e comportamento impulsivo.

Estamos debaixo de uma palavra profética sobre recomeços, restituição e recompensas. Precisamos estar atentos às instruções de Deus para esta temporada. Orando nesta manhã, subiu ao meu coração a importância de refletirmos sobre nossas reações e atitudes, examinar-nos, rever alguns conceitos que nós mesmos elaboramos.

Este versículo de Provérbios trata da importância de pensar antes de agir para melhorar nosso procedimento (atitudes e reações no fazer). No livro de Josué, também encontramos esta orientação do Senhor para nós.

“(…) para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito” (Josué 1.8).

Refletir é, também, o ato de pensar sobre o próprio pensamento; ato do conhecimento que se volta sobre si mesmo, tendo como objeto seu próprio ato. Creio que esta mensagem é como um alerta do Senhor para todos nós, para que as promessas que temos da parte d’Ele não sejam interrompidas. A maior causa de sonhos “abortados” é a falta de habilidade de ouvir as instruções de Deus para cada estação. Fique atento! O apóstolo Paulo, na sua segunda carta aos Coríntios, os exorta a se examinarem.

“Examinai-vos a vós mesmos se realmente estais na fé; provai-vos a vós mesmos” (II Coríntios 13.5).

Ele fala, até, em fazer prova para ver se eles estavam na fé mesmo. Você não tem fé porque diz que tem fé; você só terá fé, de fato, se estiver colocando a Palavra de Deus no seu coração. Ainda assim, você precisa entender que esta fé, que vem pelo ouvir a Palavra de Deus, deve fundamentar-se em Seu amor.

“Mas a fé que atua pelo amor” (Gálatas 5.6). 

Seguem, abaixo, palavras do Senhor para que você examine a si mesmo, para provar a si mesmo, se realmente você está na fé, ou procedimento correto diante de Deus. Lembre-se de que fé não é presunção, nem tolice, nem força de vontade.

“(…) por isso mesmo, vós, reunindo toda a vossa diligência, ASSOCIAI com a vossa fé a virtude” (2 Pedro 1.5).

A palavra traduzida do grego como “associai” significa: fornecer, suprir, dar. VIRTUDE, CONHECIMENTO, DOMÍNIO PRÓPRIO, PERSEVERANÇA, PIEDADE, FRATERNIDADE e AMOR.

Precisamos lembrar que a unção e o dom que recebemos de Deus estão prontos para receber mais responsabilidades, mas nosso caráter, às vezes, não. Porém, não ficaremos focados na nossa espiritualidade ou na ausência dela, orando muitas vezes para eliminar a incredulidade, pois, na realidade, a obediência à Palavra manifesta a presença da crença, eliminando toda dúvida e destruindo o desequilíbrio emocional. A adoração a Deus limpará todo lixo. Aleluia!

As grandes provisões do Senhor estão em gestação para serem liberadas neste tempo em sua vida. Prepare-se para o crescimento com multiplicação que o Senhor tem para você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!