Verbo FM

Espere em Deus e Livre-se da Ansiedade

por Humberto Albuquerque

 “Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu Deus além de ti, que trabalha para aquele que nele espera”. (Isaías 64.4)

“Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus”. (Filipenses 4.6-7)

Esperar em Deus é muito diferente do que muitos pensam. Não é ficar parado, olhando para as nuvens, desnorteado. A ideia aqui não é parar. Vejamos o que a Bíblia diz a esse respeito: “para aquele que Nele espera“. A espera é nEle (no Senhor). É estarmos focados Nele, atentos à voz do Seu Espírito. É nos posicionarmos na Palavra a ponto de que nada mais seja interessante a não ser a voz do Senhor, Sua Palavra através da Bíblia.

Esperar em Deus é olhar para dentro de nós e nos identificarmos com a obra do Espírito Santo que foi realizada dentro de nós no novo nascimento, moldando o nosso estilo de vida, construindo um caráter irrepreensível, confiante em Deus.

O domínio próprio (ou temperança) é fruto do nosso espírito recriado, e com este fruto em prática desfrutaremos do Espírito de Conselho do Senhor e seremos levados a ativar uma grande aceleração de Deus em nossas vidas e em nossos empreendimentos.

 “Porque desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com os olhos se viu um Deus além de ti que trabalha para aquele que nele espera”. (Isaías 64.4)

No verso acima, o verbo “trabalhar” significa “será manufaturado”, ou seja, criado por Deus, mas somente agora que você é capaz de esperar nEle.

Desenvolvendo temperança (ou domínio próprio), você será habilitado para esperar em Deus, refreando a ansiedade.

“Domínio próprio não é a capacidade de dizer não para milhares de outras vozes; é a capacidade de dizer sim para uma única coisa, a ponto de não sobrar nada para dar às outras opções.”
(Bill Johnson)

Ansiedade e preocupação são o resultado de uma vida de incredulidade. Podemos lançar fora a ansiedade com ações de graças depois de nossas orações. O Senhor tem cuidado de nós (I Pe 5.7).

 A humildade é uma chave que sempre o levará a adotar o comportamento adequado para seguir o conselho da Palavra de Deus. Além disso, ela afastará todo o orgulho, dando lugar a uma postura de gratidão, mantendo-o sensível e capaz de ser moldado, facilmente instruído e corrigido.

A humildade é a condição de reconhecer a fidelidade de Deus pelos Seus princípios.

Ansiedade ou preocupação rouba a nossa fé, e sem fé é impossível agradar a Deus. O remédio ou cura para ansiedade são ações de graças e louvores a Deus por sua fidelidade em cumprir as suas promessas. Louve a Deus pelas respostas dando-lhe ações de graças por suas grandes intervenções acelerando alguns processos através do maravilhoso Espírito Santo.

“Não duvidou, por incredulidade, da promessa de Deus; mas, pela fé, se fortaleceu, dando glória a Deus”. (Romanos 4.20)

O homem íntegro, que não se desvia dos princípios de Deus, reconhece que a temperança é necessária porque ele entende que há consequências para toda ação sua.

“A temperança será produzida ou considerada quando reconhecemos as consequências para cada uma de nossas ações.”

“Eu trato o meu corpo duramente e o obrigo a ser completamente controlado para que, depois de ter chamado outros para entrarem na luta, eu mesmo não venha a ser eliminado dela”. (I Coríntios 9.27 NTLH)

A superação será estabelecida quando colocarmos nossos sentimentos em seus devidos lugares. Aí, então, experimentaremos verdadeiramente um crescimento com fundamentos, através da habilidade de saber esperar em Deus.

Eu acredito que portas foram abertas esse mês. São portas que nossos olhos naturais ainda não contemplaram, porém, pelo Espírito de Deus, foram abertas e, você vai se surpreender nestes dias. Permaneça com sua coroa em vez de cinzas, óleo de alegria em vez de espírito angustiado.

Celebre o que só os olhos da fé podem contemplar.

Louvado seja o Senhor, Deus todo-poderoso!

2 Comentários

  • Amém! Posso pegar o texto para divulgar no aplicativo Cristãos Amino? Vou deixar as referências ao site.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!