Verbo FM

Por que levantamos as mãos?

por Eliezer Rodrigues

“Quero, portanto, que os varões orem em todo lugar, levantando mãos santas, sem ira e sem animosidade” (I Timóteo 2.8)

Naquele momento de adoração e louvor, e até mesmo quando oramos, temos o costume de levantar as nossas mãos.

Alguns cristãos não sabem, mas o motivo é que, mãos levantadas são como um sinal da verdadeira adoração e louvor da Nova Aliança.

É uma expressão da atitude do seu coração, de rendição, entrega, submissão e reconhecimento do poder e senhorio de Jesus.

Por exemplo: você já viu aqueles filmes de ação onde um policial persegue um bandido e quando se aproxima ele diz “renda-se” e depois “Mãos ao alto!”?

Muitas vezes, também, o bandido se deita no chão com os braços e pernas abertas em sinal de submissão a autoridade do policial.

Veja, o policial é uma autoridade e, quando o bandido se rende, ele está dizendo, em outras palavras: “eu me rendo e me entrego, sou seu, estou debaixo da sua autoridade, minha vida está em suas mãos”.

Levantar aos mãos ao Senhor Jesus, no louvor e adoração, é reconhecer a autoridade máxima que Ele é. Dizer que nossas vidas estão nas mãos do Senhor, que estamos desarmados de todo orgulho, soberba e, de nossas vontades. Simplesmente nos rendemos ao Senhor de boa vontade e com alegria sabendo que Ele é o nosso único Senhor e Salvador.

Mãos levantadas também significam “ENTREGA”. Quando adoramos e louvamos a Deus com as nossas mãos levantadas, estamos dizendo a Ele: “Eu me entrego à Tua perfeita vontade, aos Teus planos para a minha vida, digo sim a tudo o que o Senhor planejou para mim”.

Eu me lembro de um momento, anos atrás, quando a minha filha Emylie era bem pequena e morávamos em um apartamento na Zona Leste de São Paulo. Eu estava na sala assistindo um filme e sabia que estava sendo transmitido em outro canal um clássico do futebol brasileiro (porque os vizinhos estavam gritando muito os nomes dos seus times). Quando um dos times fez um gol, veio aquela “onda” de gritos acompanhados de fogos. Uns desse fogos estouraram do lado da janela do Quarto da Emylie, e ela estava dormindo.

De repente, vi Emylie vindo na minha direção correndo assustada, sem voz (por causa do medo dos fogos e gritos que a acordaram) e com seus bracinhos levantados para mim. Ela não estava falando nada! Apenas com seu rostinho assustada e as suas mãos levantadas para mim.

Naquele momento, eu, como pai, interpretei o coração da minha filha. Sabia que ela queria colo, proteção, amor, e tudo mais que ela poderia ter naquele momento de medo.

Você não acha que o seu Pai celeste interpreta suas mãos levantadas nos momentos de louvor e adoração a Ele? Quando a ansiedade e a preocupação grita na sua cabeça, quando o medo estoura de repente, você corre para o Pai, com suas mãos levantadas e, algumas vezes, você nem tem tantas palavras mas, simplesmente, reconhece: “Pai, preciso de Ti sempre. O Senhor é a minha proteção, te amo Pai…”.

As mãos levantadas ao Pai dizem algo! Ele sabe interpretar a sua rendição, entrega e o seu coração.

Que você possa fazer isso sempre, reconhecendo o senhorio do Senhor Jesus sobre a sua vida.

11 Comentários

  • Sim, antigamente os sacerdotes ao oferecer algum sacrifício eles pegavam o mesmo e levantavam ao céu e hoje em dia o único sacrifício que Deus pede é de louvor e adoração e quando levantamos as mãos nossa boca fica no meio.

    Resposta
  • As informações aqui transmitidas, através da pessoa denominada Eliezer Rodrigues, de maneira tão claras e concisa, sobre a importância e o significado do ato de “das mãos estendidas e levantadas para o alto”, no instante da oração ou quando estamos em estado de perigo iminente, agregaram excelentes informações sobre o referente tema, que até então, eu desconhecia.

    Parabéns! Eliezer Rodrigues.👏🏾👏🏾

    Grata.👍🏿

    Resposta
  • Êxodo 6:8 diz que Deus jurou com as mãos levantadas, gostaria de saber se tem alguma correlação com o nosso ato de levantar as mãos. Desde já, agradeço pela atenção.

    Resposta
  • Por favor me tire uma dúvida??

    Já ouvi, que nós mulheres não devemos levantar as mãos… Porque na Bíblia só é citado homens que levantavam as mãos! Gostaria de uma resposta a essa questão. Obrigada desde já 😉

    Resposta
    • Deus procura verdadeiros adoradores. Não importa se homem ou mulher… Um coração sincero e contrito ele não despreza. Então todos que receberam Jesus como Senhor. Se Tornaram filhos de Deus. Como filhos Podemos adoral-o com as mãos levantadas como sinal de rendição.

      Resposta
  • Eu também não sabia, nos momentos que orava ou louvava vinha sempre esse pensamento de levantar as mãos, mas eu ficava com vergonha sem saber se aquele era o momento certo de levantar as mãos.
    Como foi bom saber o significado Aparti de hoje sempre me renderei ao SENHOR meu DEUS.
    Obrigado pastor, DEUS abençoe sempre e te dê muita santidade.

    Resposta
  • Muito obrigado pela explicação eu nao sabia disso eu ficava me perguntando porque nós cristão tenque levantar as mãos pro alto eu não sabia o porque agora eu eu sei obrigado Pastor Deus te abençoe meu amigo

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!