Verbo FM

Amor e unidade

Por: Thiago Borba

Cada um de nós é responsável pela unidade e integridade em nosso meio. Quando falo de integridade não falo o caráter em si, mas na consistência e na firmeza para resistir as coisas que surgem para criar divisão ao nosso redor.

Paulo nos ensina que somos membros do corpo, cada um é membro do mesmo corpo. Juntos, em unidade, formamos o corpo de Cristo. Cada um é responsável por uma parte que Deus te confiou. Se você fizer a sua parte bem feita, se o seu irmão ao lado fizer bem a sua parte estaremos em um ministério consistente. E com isso, vamos poder resistir as ciladas que o inimigo trouxer contra nós.

Temos a responsabilidade de andar em amor, promovendo a unidade. Falar sobre amor é algo que sempre precisamos fazer.

Por causa disto me ponho de joelhos perante o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, Do qual toda a família nos céus e na terra toma o nome, Para que, segundo as riquezas da sua glória, vos conceda que sejais corroborados com poder pelo seu Espírito no homem interior; Para que Cristo habite pela fé nos vossos corações; a fim de, estando arraigados e fundados em amor, Poderdes perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade,E conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus. Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera, A esse glória na igreja, por Jesus Cristo, em todas as gerações, para todo o sempre. Amém.” Efésios 3:14-21

É interessante essa oração de Paulo. Ele diz se coloque de joelhos diante de toda família e ele começa a orar para que aquelas pessoas sejam fortalecidas através do espírito de Deus e ele ora também para que eles possam compreender e conhecer a cerca do amor de Deus. Ele não ora para que eles possam sentir o amor de Deus, mas para que possam conhecer o amor de Deus. Afinal, o amor de Deus é algo que devemos compreender e não sentir. Entender, saber o que é amar, para poder andarmos e praticarmos esse amor. Paulo ora para que eles entendam a dimensão desse amor, a largura, a altura, a profundidade.

E ele continua no capítulo 4

Rogo-vos, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados,” Efésios 4:1

Você sabia que foi chamado por Deus? Ele diz: de modo digno. Como é esse modo digno?

Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, Procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz.” Efésios 4:2,3

Paulo exorta: se esforce diligentemente para praticar esse amor, para promover unidade, para andar de forma humilde e mansa.

Se ele diz se esforçar diligentemente isso me mostra que a unidade não é uma coisa que acontece naturalmente. Parece que o processo normal, natural das coisas é que não haja unidade.

A ciência explica isso na lei da entropia que mostra que o mundo tende a desordem. Ou seja, se não há um investimento de energia, a desordem é estabelecida no sistema.

Da mesma forma, se nós não nos esforçamos a unidade não vai acontecer. Não é o amor que vai ser gerado, mas a carne e quando a carne reina o negócio complica.

A vida cristã é como subir uma ladeira, na hora que você deixa de fazer esforço, começa a descer.

Se esforce diligentemente. Ser diligente é o contrário de negligente.

Isso pode ser aplicado em todos os ambientes e em todas as áreas da nossa vida. Nós somos responsáveis por promover a unidade, por conhecer o amor e colocá-lo em prática.

O que é andar em amor? É praticar I Coríntios 13. É ser paciente, benigno, não procurar seus próprios interesses, não suspeitar mal uns dos outros.

É andar em amor como está escrito em Gálatas 5. sendo longânimo, tendo domínio próprio, andando em alegria, paz.

É praticar o que está em Romanos 11, ter o irmão em honra antes de você mesmo. É ser hospitaleiro.

Você sabe o que é o amor. Claro, você pode entender mais, buscar mais, afinal, isso requer um esforço e uma diligência de nossa parte em praticar o amor. Faça uma auto avaliação se a unidade está sendo promovida através da sua vida. Se o irmão que está do seu lado direito e esquerdo está bem ligado com você. Esse é o seu próximo que Jesus fala.

Como é que você tem tratado as pessoas nas pequenas coisas d seu dia a dia?

Como você responde as pessoas quando elas chegam até você de uma maneira que você não espera que elas cheguem?

A Bíblia também diz que aquele que é forte deve suportar aquele que é fraco.

Não é todo dia que as pessoas falam conosco de forma amorosa. Isso acontece por inúmeros motivos. Cada um sabe o que está passando em sua vida.

Andar em unidade exige um esforço da nossa parte.

Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo. Do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor.” (Efésios 4: 15-16)

Gosto disso. Pelo auxílio de todas as juntas. Junta é articulação. Ou seja, pelo auxílio das articulações. Só existe articulação quando dois membros se juntam. É a possibilidade de dois membros estarem unidos no mesmo propósito, mesmo objetivo que faz com que o corpo cresça.

Andar em amor e unidade exige esforço. Sabe quando você faz força? Quando as suas articulações estão trabalhando. Ou seja, dois membros se esforçando diligentemente para desenvolver a unidade.

2 Comentários

  • Assim é a vontade de Deus, que andamos em amor uns para com os outros. Palavra totalmente poderosa e abençoado.

    Resposta
  • Boa essa palavra.
    Nos faz refletir que, se queremos amar, as pessoas as vidas as quais Jesus morreu por elas . temos que entender e compreender o grande AMOR DE DEUS e a UNIDADE que o SENHOR quer que vivamos como representantes do reino de DEUS e cidadãos dos céus aqui na terra.
    Que o senhor continue te abençoando em o nome de Jesus amem.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!