Verbo FM

O perfeito está chegando!

por Manoel Dias

“Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo” (2 Coríntios 5.17).

Baseado nesse versículo chave, estar em Cristo envolve uma dimensão de coisas que nos leva para a “cidade de ouro”. Dessa forma, o Novo Nascimento é a entrada, mas o desenvolvimento da vida cristã, a perseverança, a intensidade em Deus vai fazer a gente experimentar tudo o que Ele  tem para nós. Mas de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos, e foi feito as primícias dos que dormem.

Porque assim como a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por um homem.

“Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo. Mas cada um por sua ordem: Cristo as primícias, depois os que são de Cristo, na sua vinda. Depois virá o fim, quando tiver entregado o reino a Deus, ao Pai, e quando houver aniquilado todo o império, e toda a potestade e força. Porque convém que reine até que haja posto a todos os inimigos debaixo de seus pés. Ora, o último inimigo que há de ser aniquilado é a morte” (1 Coríntios 15.20-26).

Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente; o último Adão em espírito vivificante. Mas não é primeiro o espiritual, senão o natural; depois o espiritual. O primeiro homem da terra, é terreno; o segundo homem, o Senhor, é do céu. Qual o terreno, tais são também os terrestres; e, qual o celestial, tais também os celestiais. E, assim como trouxemos a imagem do terreno, assim traremos também a imagem do celestial (1 Coríntios 15.45-46).

A morte veio por Adão e trouxe o pecado, mas a ressurreição veio por Jesus e trouxe restauração. Devemos trazer a imagem do que é celestial. Como isso vem? Por revelação, por compreensão do que é estar em Cristo Jesus.  A Jesus foi dado o poder de quem clamar a Ele nascer de novo e, depois, esses textos explicam o tipo de nascimento natural que Jesus conversou com Nicodemos. Nascemos de pai e mãe naturalmente, nascimento natural. E o nascimento espiritual para se tornar filho de Deus. 

Olhando para Adão na criação, temos o homem criado da terra, o homem feito alma vivente, portanto, todos nós descendemos de Adão. Todos vem do primeiro Adão, porém quando nascemos de novo em Cristo Jesus, estamos na nova criação. Desse modo, Deus construiu em seis dias um ambiente, porque a terra iria servir o homem para o homem servi-lO. Deus findou o ambiente fazendo o homem à sua imagem e semelhança, esse momento foi a primeira criação, o primeiro Adão. 

Quando se deu a nova criação, na ressurreição de Cristo, Jesus foi morto e ressurreto, seu espírito e alma desceram às profundezas. Assim como Adão foi o cabeça da primeira criação, Cristo foi o cabeça da segunda, a última criação. E quando estamos nessa condição de nascidos de novo, nós estamos em Cristo. A nova criação está destinada para essa nova terra, citada na Bíblia, onde Ele é arquiteto e construtor. Abraão viu esse lugar, a cidade que Deus mesmo é arquiteto e construtor. Jesus diz isso em João:

“E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também” (João 14-3).

Você já parou para pensar que o asfalto das ruas da cidade que iremos morar não é piche, é ouro? Pedro diz que isso faz parte da nossa herança. Quando você lê 1 Coríntios 15, você toma consciência de que a nossa fé não deve ser somente para essa vida, mas para a eternidade, por isso é loucura para o homem natural. Jesus venceu a morte, mas também ele vai nos dar a vitória sobre a morte, quando as trombetas tocarem, mesmo os que morreram em Cristo, irão ressuscitar e reinar com Ele durante mil anos na terra.

A igreja vem reinar aqui na terra com Cristo. No céu será apenas um passeio, o casamento com o Senhor. Aqui na terra é que iremos viver na eternidade futura.  Dando continuidade, Deus criou o tempo, antes, sem Cristo era impossível conhecer as coisas de Deus, mas como nascidos de novo podemos conhecer sobre o futuro.

Deus vai guiá-lo nas coisas dessa vida, mas o que Ele mais quer é guiá-lo para a eternidade. Deus está numa dimensão acima da nossa e Ele sabe o futuro, o que Ele vem anunciando se cumpriu e vai se cumprir por conta da integridade da Palavra d’Ele. 

Sendo assim, devemos saber que a Bíblia foi inspirada pelo Espírito de Deus, ela explica ela mesma e revela a si mesma o plano da redenção. A resposta de tudo está na Bíblia, não fique embriagado com a confusão do mundo, mas aquele que está firme na rocha permanecerá. Quem tem fé, Deus preserva, assim como aquela mulher prostituta que muitos desprezavam, mas ela colocou fé e as muralhas de Jericó caíram, mas o pedaço de lugar que estava o pé dela, Deus preservou. 

Em 2 Pedro 3, quando Pedro fala que a terra está sendo entesourada para fogo, ele considerou que no fim da consciência, no início do governo humano a terra foi destruída com água, mas vai ser destruída com fogo, quando chegar a cidade perfeita. Está chegando o tempo no qual estaremos na eternidade. Não iremos precisar mais de sol, porque Deus vai ser a luz daquela cidade, não haverá choro. Às vezes, colocamos um valor tão grande para as coisas daqui, mas isso e “mixuruca”, pois existem coisas superiores nos aguardando. Não se apegue às coisas dessa vida, vai passar. Ele prometeu que vai voltar e vai, porque Ele vela a Palavra para cumprir. O que é perfeito está chegando! 

Deus não quer que nenhum pereça, pois o lago de fogo e enxofre foi preparado para o diabo e seus anjos, mas Ele preparou uma grande salvação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!