Verbo FM

A unção em nós

por Manoel Dias 

Uma das missões do Espírito Santo é levar a igreja a possuir tudo o que já foi conquistado. Precisamos compreender sobre o mover do espírito de forma didática, mas também de uma forma experimentada por demonstração e testemunhos que vão nos inspirar para ficarmos conscientes de que Deus se move.

[…] E Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto;… Então, pela virtude do Espírito, voltou Jesus para a Galiléia, e a sua fama correu por todas as terras em derredor.
…E, chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o seu costume, na sinagoga, e levantou-se para ler…O Espírito do Senhor é sobre mim, Pois que me ungiu para evangelizar os pobres. Enviou-me a curar os quebrantados de coração […] Lucas 4: 1, 14, 16 – 18

Pessoas são guiadas quando estão cheias. Se eu quiser ser guiado eu preciso estar cheio. Jesus foi levado ao deserto para aprofundar a comunhão com o Espírito Santo. Se Jesus precisou de um aprofundamento no relacionamento, quem somos nós para não nos aprofundarmos? 

Ele foi levado ao deserto pelo Espírito, mas voltou debaixo da influência do PODER do Espírito Santo. Quanto mais crescemos na comunhão com Ele, mas vamos ficar debaixo da influência do Espírito Santo. Não basta apenas saber que o Espírito Santo existe, eu preciso conhecê-lo. Jesus disse: errais não conhecendo as escrituras, e não conhecendo o  PODER de Deus. 

Quando Jesus entrou na sinagoga e fez aquela leitura, aquela declaração, ele cumpre a profecia de Isaías 700 anos antes. Jesus declarou o cumprimento daquela Palavra. Somos da fé, sabemos que a fé chama à existência as coisas que não são como se fossem, mas Jesus não estava chamando a existência, Ele saiu das águas e o espírito veio sobre Ele, passou 40 dias no deserto, venceu a tentação, teve intimidade, conexão com o Espírito de Deus. Unção e Espírito estão interligados. Quando dizemos a unção, estamos falando do Espírito. E quando falamos do Espírito estamos apontando para unção, porque está intimamente ligado. Porém, didaticamente, nós podemos separar para nos ajudar a compreender algumas coisas.Jesus disse, o Espírito do Senhor está sobre mim, porque Deus me ungiu. Deus vai ungir pessoas, Deus me ungiu, todos os que nasceram de novo estão ungidos. A bíblia cita mais de 100 vezes no novo testamento que nós estamos em Cristo, está em cristo significa está no ungido. A Palavra Cristo, significa ungido na língua grega. Então se eu estou em Cristo, sou participante da unção, mas eu só a tenho porque ela vem do cabeça, de Jesus, da oração, da consagração, de estar juntos na igreja, de receber das unções, de está consagrado, de se santificar. Se eu estou em Cristo, eu estou ungido!

Quando somos ungidos é como se a unção é a autorização para o Espírito vir, e se mover. No Salmo 92:10, Davi disse: unge-mês com óleo fresco. Porque precisamos de uma unção fresca para cada dia. A unção fresca atrai o Espírito Santo.

O irmão Hagin no livro: “O Espírito dentro de nós, e sobre nós”, ensina sobre as operações do Espírito para nós, que vai trabalhar na minha vida como pessoa, e sobre nós como igreja, para o serviço, o ministério.

“Ora, é Deus que faz que nós e vocês permaneçamos firmes em Cristo. Ele nos ungiu,
nos selou como sua propriedade e pôs o seu Espírito em nossos corações como garantia do que está por vir.” 2 coríntios 1: 21-22 

No novo nascimento fomos ungidos no nosso homem interior, o nosso coração. No velho testamento a unção era apenas sobre, mas no novo testamento, Paulo afirma que todo crente é ungido. Quando você foi ungido, o Espírito Santo deu um “tibum” para dentro de você e disse: eu vou ajudar esse camarada a crescer e conhecer tudo o que o Pai tem para ele. Eu vou me mover para arrumar a vida dele, o diabo não tem mais espaço aqui. Eu vou trazer todo plano de Deus para que ele possa entender e cumprir, mas eu também vou me mover sobre ele, porque ele vai fazer grandes coisas para o Senhor. Ele vai se mover na igreja, em casa, em todos os lugares, ele vai se mover com a chamada, ele vai se mover para cumprir os propósitos de Deus. 

“Tu aumentaste a minha força como a do boi selvagem; derramaste sobre mim óleo novo.” Salmos 92:10 

A unção do boi selvagem nos leva a uma dimensão da liberdade em Deus, daquilo que Deus nos chamou para fazer. 

“E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder. ” Lucas 24: 49

Quando fala de revestido, dentro dessa palavra tem a palavra, vestido. Ele está falando de algo que envolve, ele está falando de algo que nos inspira a olhar para Elias e Eliseu. Elias quando chama Eliseu para o ministério dele, para servi-lo, joga o manto , uma capa que suava sobre Eliseu. 

“Partiu, pois, Elias dali, e achou a Eliseu, filho de Safate, que andava lavrando com doze juntas de bois adiante dele, e ele estava com a duodécima; e Elias passou por ele, e lançou a sua capa sobre ele.” 1 Reis 19:19  

Eliseu estava trabalhando, vida natural, normal, porém, naquele dia em especial, Elias passa e tava na duodécima e joga a capa que ele tinha sobre Eliseu, e ele entendeu o que significava aquilo, era a chamada de Deus. Ele estava sendo convocado para servir Elias. Alguns estudiosos dizem que ele o serviu por cerca de 15 anos, e quando Elias parte, dentre os filhos, Eliseu era aquele que desejava, que queria a unção, e desejou porção dobrada, e Elias disse: se você me ver no momento da minha partida, você vai receber. Eliseu foi persistente, perseverante. Que lição isso nos traz? Que eu tenho que desejar e perseguir as coisas do Espírito. 

Jesus disse que enviava sobre nós a promessa do Pai, pediu que permanecessem na cidade até que do alto fossem revestidos de poder. Então é como uma capa. 

Tem coisas que nós não precisamos apenas estar vestidos, mas revestidos. O revestimento virá sobre, e não apenas sobre os pregadores, a unção vai nos revestir em nossa casa, na rua, a unção vai cair pesada, e quando ela vem, você fica dominado pelas coisas do Espírito. Deus está colocando um alicerce, Ele está nos preparando.Ele está com interesse grande para que nós possamos nos mover Nele nesses últimos dias, de diversas formas e maneiras. O mover do espírito está acontecendo em pequenas medidas porque Ele está nos treinando para coisas grandes.

Elias entrou em outras dimensões que os demais profetas não entraram, por causa de um fator chamado desejo. Precisamos desejar novas experiências com o Espírito Santo.lembra das palavras de Jesus, errais não conhecendo as escrituras nem o poder de Deus. tem tempo para as escrituras, mas tem tempo para o poder, para conhecer e experimentar a unção. Temos que conhecer as escrituras, e o poder de Deus, o mover do Espírito.      

A unção fresca abre as portas para o Espírito se mover.  O manto do Senhor vem sobre nós, para nos consolar, restaurar, multiplicar, mas no verso 9 algo chama atenção, vão olhar para nós e nos reconhecer como família bendita do Senhor. A unção do Espírito vai colocar em ordem a nossa casa. 

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!