Verbo FM

A obediência é o caminho

por Luana Mayara 

Uma das coisas que Deus mais me ensinou nos últimos anos foi sobre o poder da obediência. De fato, desde criança, sendo levada para a Igreja Verbo da Vida pelos meus pais, lembro de ouvir as professoras do Departamento Infantil repetirem várias vezes: “A obediência traz a bênção, e a desobediência traz a maldição”!

Na minha casa, meus pais sempre nos ensinaram a obedecê-los. Desde coisas simples, como, por exemplo, “não é a hora do lanche, então, não mexa na sobremesa” até situações depois de adultos, “não chegue depois das 23h00”.

Sempre foi um conceito muito importante na minha família a questão do obedecer, e sou grata a Deus por isso, sei que nem todas as pessoas tiveram a graça de crescer debaixo do ensino da Palavra revelada, e assim aprender princípios tão essências como a obediência. Mas, independentemente da idade, a Bíblia deixa claro para nós que obedecer, ainda que nem sempre seja fácil, é o caminho da bênção. Pessoas que seguiram a orientação da Palavra sempre prosperaram, e aqueles que tiveram um coração endurecido perderam o melhor de Deus.

Então, sempre é tempo de se render a uma vida de obediência e crescer nessa Verdade que liberta. Há um tempo, escrevi um texto sobre obediência e coloquei no meu Instagram, quero compartilhar com vocês, creio que Deus irá falar ao seu coração:

A obediência ao Senhor é o caminho da bênção, não é na força do nosso braço, mas pela Graça de Deus que obedecemos! Vai doer obedecer, pode ser até uma sensação carnal de humilhação. Mas isso é bom, porque a obediência quebra o orgulho e ajusta nosso caráter. Submeter-se ao Senhor, a líderes, aos pais, pastores, mesmo que em certos momentos pareça incoerente, amadurece a nossa vida. O diabo se aproveita nesses momentos para dizer que é “injusto”.

Mas sabe, independentemente do que possa surgir em nossa mente, é a obediência que impede que nos desviemos do Senhor. Obedecer vai impedir o desvio da fé em Jesus, do propósito, inclusive vai impedir que o caráter seja desvirtuado. Na verdade, a obediência lapida o caráter, até daquele que parece mais obstinado!

Obedecer é provar do amor de Deus, sim, porque Deus só corrige porque Ele ama. O medo grita: “Não obedeça, você está sendo humilhado!” Mas, o amor de Deus diz: “Obedeça, você está sendo livre de uma mentalidade errada!”. Quando obedecemos, a bênção do crescimento se manifesta.

Porque obedecer é ser esticado para um novo nível, não de reconhecimento, mas de intimidade com o Pai, e de uma compreensão melhor sobre quem somos. Nem aquém, tampouco além, simplesmente filhos amados, chamados para ser amor aqui na terra! É viver livre de cobranças, de sentimento de orgulho, de medo de fracassar. Porque a obediência esfacela a preocupação mundana, e aviva o temor do Senhor em nosso coração!

Quero enfatizar alguns textos bíblicos que nos falam da importância e da bênção da obediência.

“Ele, Jesus, nos dias da sua carne, tendo oferecido, com forte clamor e lágrimas, orações e súplicas a quem o podia livrar da morte e tendo sido ouvido por causa da sua piedade, embora sendo Filho, aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu e, tendo sido aperfeiçoado, tornou-se o Autor da salvação eterna para todos os que lhe obedecem, tendo sido nomeado por Deus sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque” (Hebreus 5.7-10).

Jesus sempre foi um Filho obediente, o que o autor de Hebreus está nos dizendo é que em meio ao sofrimento, Ele obedeceu, a Sua obediência em entregar a Sua própria vida por amor de nós, O qualificou para que se tornasse o Autor da nossa salvação. Agora vamos pensar um pouco: não foi fácil para Jesus ser separado de Deus, sofrer até a morte e morte de cruz. A Bíblia diz que “maldito seria todo aquele que fosse pendurado no madeiro” (Gálatas 3.12,14), ou seja, quando Ele foi pendurado, a maldição, que significa a morte espiritual, a doença, e pobreza vieram sobre Ele.  

O ponto é que Jesus não gerou essa situação. Sem pecado algum Ele assumiu o nosso lugar, e foi completamente separado de seu Pai. A agonia na sua alma era intensa, o Filho que jamais se separou do Pai por toda eternidade, agora estava em Sua natureza, tornando-se inimigo de Deus. Não podemos imaginar esse sofrimento, porém, nesse momento, tal nível de obediência O qualificou para, ao ressuscitar dentre os mortos, tornar-se o nosso Sumo Sacerdote. Deus o exaltou sobremaneira, e Lhe deu o Nome que está acima de todo nome.

“…pois Ele subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz. Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra” (Filipenses 2.6-10).

Muitas vezes obedecer vai nos custar algo, não vai ser fácil para a nossa alma, tampouco para a mentalidade da carne, mas a obediência aperfeiçoa a nossa vida, e nos qualifica para o propósito que Deus tem para nós. Escolha ser amigo de Deus ao invés de amigo do mundo, escolha ser tido como radical com o Reino de Deus do que ser um cristão superficial.

Obedecer não é na força do nosso braço, é através da graça de Deus. Somente em Cristo temos capacidade e sabedoria do alto para andarmos em níveis cada vez mais altos de obediência!

“Pela fé, Moisés, quando já homem feito, recusou ser chamado filho da filha de Faraó, preferindo ser maltratado junto com o povo de Deus a usufruir prazeres transitórios do pecado; porquanto considerou o opróbrio de Cristo por maiores riquezas do que os tesouros do Egito, porque contemplava o galardão” (Hebreus 11.24-26).

Outro exemplo maravilhoso é Moisés. Imagine que ele era um príncipe no Egito, usufruía de toda riqueza, acesso as melhores coisas do mundo da época, mas ele preferiu ser maltratado em vez de de continuar naquele ambiente que aparentemente era confortável para a carne, mas distante da vontade santa de Deus.

Opróbio significa desonra pública, Moisés, seguindo a Deus, seguindo a Cristo, estava abrindo mão dos tesouros do Egito, que significa não apenas dinheiro, mas status, glória terrena, fama humana. Abandonado essas coisas, ele seria desonrado, desconsiderado pela sociedade, mas Moisés não estava pensando na humilhação momentânea, e sim no galardão que o aguardava na eternidade.

Na obediência ao Senhor, iremos abrir mão de glórias terrenas, de reconhecimento humano, de coisas que importam aqui embaixo, mas na eternidade seremos recompensados pelo Senhor, sempre vale a pena obedecer ao Senhor!

Quero trazer à memória um versículo que pastor Bud sempre citava em suas pregações: “Se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra” (Isaías 1.19). Pastor Bud sempre nos ensinou obedecer a Deus, seguindo a Sua Palavra, que, se quisermos prosperar, o caminho é ouvir o Senhor no sentido de obedecer a Sua Palavra.

A vontade de Deus é que sejamos bem-sucedidos em tudo que realizarmos, mas para alcançarmos esse lugar é necessário seguir a orientação do Autor. Deus não quer manipular a nossa vontade, mas, como um bom Pai, Ele sabe o que é melhor para nós. Ouvindo Sua orientação iremos crescer, amadurecer e estaremos prontos para correr os planos que o Senhor tem para a nossa vida.

Para encerrar, quero compartilhar algumas frases que subiu ao meu coração sobre esse assunto, acredito que, quando obedecemos, nos tornamos quem Deus nos chamou para ser, e iremos viver toda vocação que Ele tem para nós! Louvado seja o Senhor!

  • A obediência apara as arestas do orgulho. 
  • A obediência nos amadurece e aperfeiçoa a nossa vida.
  • A obediência refina o ouro, retirando as impurezas.
  • A obediência lapida o diamante até que reflita a glória de Deus.
  • A obediência nos prepara para o futuro.
  • Um filho obediente não troca a recompensa de completar a carreira e ouvir “servo bom e fiel” pelos prazeres transitórios do pecado.
  • Um filho obediente é um filho maduro, que está pronto para grandes responsabilidades.

 

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!