Verbo FM

Reconduzindo a fé 

por João Roberto

Para viver coisas extraordinárias em Deus, é preciso habitar na Presença de d’Ele, a fim de desfrutar do melhor. Para isso, exige um esforço maior ao ponto de ser inegociável.

Muitos tentam diminuir o alvo para diminuir a pressão, mas quando se diminui o alvo, não é possível se sustentar nem no meio e nem avançando. Para reorganizar as coisas e desfrutar do melhor, independente das situações é necessário voltar ao centro da vontade de Deus. Ele não trabalha e não negocia com planos medianos.

Em Hebreus 3 está escrito que Deus atua no hoje, não no ontem e nem no amanhã. Tentar trabalhar no ontem é condenação e acessar o amanhã pode gerar ansiedade. 
“Como você atua hoje irá determinar o seu amanhã”

Em que lugar a fé está? Pode-se estar na fé, falando fé, porém, a fé pode não está bem localizada. Muitos já tiveram a fé bem estabelecida, tiveram bons resultados, mas atualmente, não está gerando bons resultados. Reconduzir a fé é ter uma vida em que a fé atua de forma ativa e não como uma janela minimizada. 

Há coisas que podem estar consumindo a fé, muitos pensam: “não me vejo capaz”, “é muito difícil”. Tantos termos assim, podem estar consumindo a fé de estar no lugar certo, nas janela principal. Ou seja, a confissão pode até estar certa, porque se conhece a Palavra e o temor de estar o contrário à Palavra faz com que se fale certo, mas as atitudes não correspondem e perdeu-se o brilho.

No evangelho de Lucas 24  está escrito sobre um comportamento dos discípulos de Jesus  que não estavam produzindo vida. Era um comportamento meramente humano, em que eles deram valor às recorrências, aos acontecimentos naturais e consideraram mais o que todos estavam falando, sendo tentados à desistência.

Ignorar os acontecimentos é estar no lugar certo.

O que tem ocupado sua atenção?

Eles eram discípulos, mas estavam negociando a grande visão de Deus e descendo à periferia. Alguns têm deixado com que acontecimentos minam sua fé e isso tem feito com que os planos de Deus sejam colocados em segundo plano. 

O termo “nós esperávamos”, quer dizer que já não se espera mais, isso mostra que o interior já determinou o relaxamento espiritual e da alma. É como estar na periferia, em que para adquirir coisas pode até ser mais fácil, mas será mais custoso, precisará de mais esforço. 

Reconduzir a fé para o plano principal é ter o brilho no olho restaurado. E uma vez que consideramos as verdades já ouvidas, a alma vai sendo restaurada. 

Há esperança para aqueles que se deixam ser conduzidos pela vontade de Deus e ele deseja reafirmar pessoas para o plano original, de onde nunca deveria ter saído. Circunstâncias às vezes têm uma atenção maior do que o próprio chamado de Deus.

I Samuel 30 expõe sobre feridas que ganharam tanta expressão, ao ponto de abrir portas para o inimigo e levar o que já havia sido alcançado. Davi se angustiou e um ambiente de condenação e lamento tinha sido criado, mas a decisão de Davi em levantar-se reanimar, fez com que suas ações fossem correspondentes ao que ele acreditava ao ponto de trazer de volta a convicção.

A convicção e a restauração da alma vêm quando se alimenta constantemente da Palavra e cria subsídios para permanecer firme. Se porventura algo foi embaralhado no caminho, a unção de Deus está disponível para restaurar promessas. 

É justo ceder à pressão e às circunstâncias? Ou é melhor permanecer firme em Deus?

O mover e o agir de Deus sempre estará no centro da Sua vontade e há um preço para isso. Por que dar espaço à desistência do chamado? Só por que algo deu errado ou a alma foi abalada? Não é a melhor opção, por isso a alma precisa ter o que se sustentar – a Palavra.

Volte e reconsidere as promessas de Deus, pague o preço para estar no centro da vontade de Deus e seja elevado para que o poder se manifeste.

Em II Crônicas 16.9 está escrito que Deus passa com seus olhos para aqueles que são totalmente dele. Deus deseja se mostrar forte para aqueles que são totalmente d’Ele e se expõem para ser alinhado pela Palavra.

Se durante um período alguém esteve negligente, é tempo de retomar o caminho. Uma circunstância momentânea não pode colocar em dúvida o que já foi experimentado por ano na Presença de Deus e em sua Palavra.

A recondução da fé é reconsiderar as promessas de Deus, é se levantar para dar respostas e se reanimar, de modo que Deus encontre um coração pronto para ser alinhado ao chamado.

*Trechos da mensagem de 23 de setembro de 2022, na Conferência de Ministros do Sul.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!