Limitando a Deus

Postado em
1

por Guto Emery

Quando a Palavra diz que Abraão tinha uma imagem de Deus que o próprio Deus poderia trazer seu filho a vida novamente. Para Deus não existe problema grande ou pequeno. Deus é o todo poderoso.

Na Bíblia está escrito que Deus falou a Abraão que o faria fecundo extraordinariamente. Deus se apresenta para ele como o Deus todo poderoso, mais que suficiente. Será que não estamos limitando a capacidade de Deus transbordar em nossas vidas (Gênesis 17)?  

Podemos perder o derramar do Senhor por termos pensamentos pequenos. 

Quando pensamos no Deus mais que suficiente, no grande El Shadday, quando olhamos o que está escrito sobre Moisés, o ele dizia acontecia, porque Deus tinha um trabalho específico para Moisés. Deus tem um trabalho específico para cada um de nós. 

Algumas pessoas podem olhar para nós e pensar que a nossa fé parece que estamos mandando em Deus. Mas não é isso. As nossas declarações são como as que Jesus fazia. Jesus sabia que para liberar coisas aqui na terra era necessário haver uma voz de comando para que fosse ligado no céu. Às vezes, queremos que Deus faça algo quando Ele espera que nós façamos.

Moisés tinha que atravessar o mar vermelho com 600 mil homens, sem contar mulheres e crianças (Êxodo 12.37). De acordo com a análise, dessa passagem, por um general americano, se a travessia fosse realizada na parte mais estreita do mar, em fila dupla, essa fila teria em torno de 496km de comprimento e seria necessário 35 noites para concluir a travessia. No entanto, a Bíblia afirma que eles cruzaram o Mar Vermelho em uma noite. Para atravessar o Mar Vermelho em uma noite, com a quantidade estimada de 3 milhões de pessoas contando mulheres e crianças, seria necessário uma abertura de 6,4km, uma fila de 5 mil pessoas, lado a lado. 

Com base nas estimativas da ONU de que cada pessoa consome em torno de 110 litros de água por dia para consumo e higiene, no Brasil, o consumo de água é em torno de 200 litros. Se no processo de conduzir o povo para a terra prometida fosse necessário apenas três litros d’água para cada uma das três milhões de pessoas, seriam necessários 9 milhões de litros d’água por dia, 300 carretas para transportar a água, ou seja, uma fila de 5,5Km de caminhões carregados de água. Com relação à comida, seria necessário 1.500.000 Kg de comida, por dia, e 46 caminhões para fazer o transporte, uma fila de 1Km de caminhões de comidas. Considerando, ainda, a lenha para cozinhar,  seria necessário uma fila de 2Km de caminhões para carregar as lenhas. Ao todo, a fila de caminhões para transportar os mantimentos seria de aproximadamente 10Km. 

Será que Moisés tinha toda essa expertise para conduzir o povo para a terra prometida? Não, mas ele confiava no El Shaday. Moisés não tinha capacidade de pensar em todas essas coisas, mas Ele confiava no Deus mais que suficiente que hoje mora dentro de nós. 

A capacidade divina de criar
está em nós.
 

Quando ele chega ao Mar Vermelho e fala com Deus, Deus responde: “Diga ao povo que marche”. Há coisas na nossa vida que serão como o mar, só se abrirão quando formos para cima pela fé. Podemos declarar e ver as coisas de Deus acontecendo em nossas vidas. 

Às vezes, podemos pensar pequeno sobre nós mesmos, nos achando medíocres; ruins demais para ser bons e bons demais para ser ruins. 

Deus é infinitamente mais. Ele é o El Sadday, o Deus mais que suficiente, capaz de nos suprir, de nos curar, de nos prosperar. Não precisamos nos dobrar a nenhuma circunstância quando sabemos quem está conosco. Não há intimidação quando estamos convictos de que estamos com o Deus todo poderoso. 

Quando estamos em fé, transbordamos em ousadia. 

Quando recebemos uma resposta do que estamos crendo no Senhor, ficamos mais ousados. O nosso pensamento muda. Essa disposição de crer no Deus El Shadday nos faz viver coisas sobrenaturais, o problema é que muitas vezes ficamos presos olhando a nossa capacidade e nos sentimos pequenos demais. 

Quando cremos, atuamos no Espírito da fé. Deus é abundante, Ele quer se manifestar poderosamente a nós. Algumas pessoas vêm para igreja pesarosas demais, como se o que estivesse vivendo não tivesse jeito. Mas nós fomos transportados do império das trevas para o Reino de Deus, tudo tem jeito. 

O nosso pensamento pequeno pode limitar a capacidade de Deus atuar em nossas vidas. Nada pode intimidar aqueles que confiam na capacidade de Deus.  

Existe um Espírito da Fé que precisa ser agarrado. Deus quer se revelar a cada um de nós. Não precisamos andar preocupados quando sabemos que o encarregado de cumprir uma visão é Deus. 

Quando vemos como Deus está atuando em nossa vida queremos abençoar a vida de outras pessoas. Não precisamos reclamar, nem ficar ansiosos, pois Deus sabe cada uma das nossas necessidades. O Evangelho nos dá possibilidade de ajudar outras pessoas. É impossível uma pessoa receber Jesus e não melhorar de vida. Deus é bom, Ele quer nos fazer prosperar e melhorar de vida.

 

*Trechos da mensagem no aniversário de 15 anos do Verbo da Vida em Belo Horizonte (MG) em setembro de 2021.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA