Verbo FM

A família da fé

por Fernando Leal

“Ora, se alguém não tem cuidado dos seus e especialmente dos da própria casa, tem negado a fé e é pior do que o descrente” (1 Timóteo 5.8).

Esse texto mostra que os princípios espirituais estão ligados aos princípios familiares. Quando uma dessas áreas está prejudicada, a outra também estará. Uma vida espiritual saudável depende de entendermos a prioridade da nossa família. Quando você honra as bases familiares que Deus nos deu, sua vida espiritual é fortalecida.

“E andou Enoque com Deus; e não apareceu mais, porquanto Deus para si o tomou. E viveu Matusalém cento e oitenta e sete anos, e gerou a Lameque. E viveu Matusalém, depois que gerou a Lameque, setecentos e oitenta e dois anos, e gerou filhos e filhas. E foram todos os dias de Matusalém novecentos e sessenta e nove anos, e morreu. E viveu Lameque cento e oitenta e dois anos, e gerou um filho. A quem chamou Noé, dizendo: Este nos consolará acerca de nossas obras e do trabalho de nossas mãos, por causa da terra que o Senhor amaldiçoou” (Gênesis 5.23-29).

Aqui vemos algo transmitido de geração em geração. Quando você começa a entender os princípios espirituais transmitidos entre as gerações, você entende que as genealogias não estão na Bíblia por coincidência. Não importa a qual tipo de genealogia você naturalmente pertença, o que divinamente foi confiado a você não pode ser quebrado por causa do que alguém fez no passado. Por mais que as coisas não tenham dado certo no passado, existe um fluir divino para dar certo a partir do lugar que você está agora. A sua genealogia garante que as coisas darão certo. Você não está conectado a um DNA natural, mas, sim, a um divino. Você faz parte da família de Deus. 

Estamos vivendo um tempo de restaurar valores que foram confiados a gerações anteriores. É necessário que sejamos guardiões desses valores, pois é possível que sejam transmitidos princípios errados de geração em geração. Não vamos permitir que o mundo destrua os valores que nos foram confiados por Deus. Estamos recuperando valores de cura, santidade e avivamento.

“Porque o Senhor é bom, a sua misericórdia dura para sempre, e, de geração em geração, a sua fidelidade” (Salmos 100.5).

Deus é um Deus de geração. Ele tem interesse em manter vivo o que foi transmitido para as famílias, criando um legado. Não importa se você é a única luz na sua casa, o poder de Deus sempre vai superar o poder do diabo. Deus sempre é poderoso para restaurar e levantar. A decisão de um único indivíduo na família afeta sua parentela e quem virá após ele. Sua decisão abrirá um novo tempo em sua casa. Você perceberá um fluir divino. Quando nascemos de novo, entramos em uma família espiritual. Você é desligado do império das trevas e conectado com o reino do filho do Seu amor. Nós devemos ser uma família dentro da família. 

Quando você entende a que família você pertence, nenhuma carência ou angústia vai prevalecer dentro de você.

Você pode ter traumas causados por famílias naturais, mas existe um poder maior que está cuidando de você. Deus é o pai dos órfãos. Ele se torna o pai dos órfãos através de nós. Após entender essa ligação como família de Deus, vamos proteger as brechas das pessoas ao nosso redor, se compadecendo com suas necessidades. Seremos resposta de Deus para pessoas que cresceram com muitas lacunas. Quando alguém nasce de novo, homens e mulheres da igreja irão preencher essas lacunas que a família natural não conseguiu fazê-lo. 

Às vezes, ficamos tão preocupados com nós mesmos, que não percebemos que há tantas necessidades ao nosso redor. A carência de uma família se torna preenchida quando você entra em uma outra família. Torne-se alguém que Deus possa usar como uma mãe ou pai através de um conselho — você precisa ser família para alguém!

“Fendeu a rocha, e dela brotaram águas, que correram, qual torrente, pelo deserto. Porque estava lembrado da sua santa palavra e de Abraão, seu servo. E conduziu com alegria o seu povo e, com jubiloso canto, os seus escolhidos. Deu-lhes as terras das nações, e eles se apossaram do trabalho dos povos, para que lhe guardassem os preceitos e lhe observassem as leis. Aleluia!” (Salmos 105.41-45).

Nós estamos em tempos difíceis na terra. Vai haver diferença entre quem serve a Deus e quem não serve. A bênção do Senhor será como um muro ao redor das famílias. O poder de Deus sempre vai superar o poder do diabo. Tudo o que Deus falou vai prevalecer durante esse tempo. Mesmo em tempo de escuridão, a luz vai brilhar em você. Nada está perdido! O Senhor quer mudar as coisas. Ele quer que você acelere para a próxima fase.

*Trechos da mensagem do dia 1º de março de 2022, no Acampamento Verbo da Vida. 
 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!