Verbo FM

Rhema em Taguatinga (DF) criou programa para inclusão de surdos

Centro de Treinamento Bíblico Rhema, em Taguatinga (DF), criou um programa muito especial para inclusão de pessoas surdas.

Agora, a unidade está oferecendo tradução na Língua Brasileira de Sinais (Libras) para que portadores de deficiência auditiva possam estudar no Rhema local e aprender a Palavra da Fé.

Com o intuito de facilitar o acesso aos alunos interessados, algumas condições foram estabelecidas, como um desconto de 50% nas parcelas mensais.

A exemplo das demais unidades espalhadas no Brasil, as duas primeiras matérias são abertas ao público, proporcionando os alunos a terem o primeiro contato com a estrutura oferecida e a grade curricular.

Sendo assim, a turma do primeiro ano estudou Realidades da Nova Criação, com o professor Luan Barreto, e o segundo ano viu Caráter de Deus com a professora Isva Graciano. Ambas matérias foram interpretadas para libras.

A iniciativa é bastante louvável, pois, apesar do Rhema não ser uma instituição pública — para as quais a lei define como obrigação governamental o incentivo e divulgação de libras — a unidade está muito atenta e alinhada em promover acessibilidade para que o conhecimento da Palavra alcance esses irmãos.

Para Luciléia Toledo, diretora do Rhema local, é motivo de muito entusiasmo ter o programa de inclusão implantado na unidade: 

Em outubro de 2021, fui para o treinamento de diretores em Campina Grande (PB) e esse treinamento foi um marco para nossa unidade aqui em Taguatinga, porque abriu muitos horizontes como esse programa de inclusão.

Saí dali decidida a fazer alguma coisa com a percepção, já confirmada dentro de mim, de que eu precisava me mover. Eu me reuni então com a minha equipe e começamos os preparativos.

Ela contou que teve muito incentivo para realização do projeto. Assim que o apresentou para a supervisão, o pastor Joselito Barbosa e sua esposa Ana Helena Barbosa, receberam o projeto com muita alegria e isso foi o motor para execução de tudo.

Além dos supervisores, muitas pessoas têm cooperado: sejam os interpretes, aqueles que semeiam na vida dos alunos para que eles possam estar nas salas de aula ou aqueles que se movem para oferecer caronas. Existe muita assistência e suporte geral para que o projeto aconteça da melhor forma. 

Quanto aos frutos colhidos a partir dessa iniciativa, a diretora declarou que, desde as aulas demonstrativas, os alunos têm mostrado empolgação e transformação através da Palavra que têm recebido em sala. Além de serem batizados com o Espírito Santo, há um desfrute do mover de Deus através daquilo que é aprendido. Cada  mudança  é um sinal de avanço e resposta positiva, mostrando que a implementação do projeto deu certo e que nos próximos anos a comunidade surda será ainda mais alcançada, assim como declarou a diretora: 

Nós sabemos que a comunidade surda é uma comunidade grande, numerosa e que precisa dessa Palavra da Fé. Nós queremos alcançar todos os surdos da nossa localidade para que eles também recebam essa Palavra e sejam afetados por ela, usufruindo dos resultados. Que Deus possa operar, por meio do conhecimento e do entendimento da Palavra, o milagre que eles buscam e precisam. (Luciléia Toledo)

Sobre a Lei de LIBRAS:

No Brasil, a Língua Brasileira de Sinais foi estabelecida através da lei nº 10.436/2002 como a língua oficial das pessoas surdas.

Parágrafo único. Entende-se como Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS a forma de comunicação e expressão, em que o sistema linguístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, constituem um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil.

 

Para mais informações, ligue para os seguintes contatos:
(61) 3963-3315
(61) 98626-1806
linktr.ee/rhemataguatingadf

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!