Verbo FM

Treinamento do novo currículo do DI foi realizado na Igreja Sede

As crianças do Ministério Verbo da Vida e todos os que servem no Departamento Infantil (DI) de nossas igrejas já podem comemorar a chegada do nosso novo currículo, mesmo que ainda em fase experimental. E o primeiro treinamento aconteceu no último sábado, no Verbo da Vida Sede, em Campina Grande (PB), com a apresentação de um plano de aula para crianças na faixa de 5 a 8 anos. Esse é o início de um novo tempo para alcançarmos os pequenos com um material de qualidade e feito por um equipe própria do nosso ministério, que tem trabalhado com afinco e excelência nesse projeto. 

 UM SONHO SE TORNANDO REAL 

A iniciativa para a criação do novo currículo partiu do Ap. Guto Emery, que estava ciente das limitações do currículo atual utilizado por nossas igrejas e que foi trazido dos Estados Unidos. Assim, o apóstolo pediu que a diretoria do MVV providenciasse a renovação, com uma elaboração pedagógica mais moderna, feita por profissionais da casa, com uma visão mais dentro da nossa identidade e realidade. Vale destacar que a atualização do material para as crianças também era um sonho antigo de Mama Jan, cofundadora do ministério.

Klycia Gaudard, que é coordenadora de Recursos Humanos do MVV e também coordena o novo currículo, foi a responsável por formar a equipe necessária para o desenvolvimento do projeto. Assim, a ministra e pedagoga Dayane Rocha foi convidada para assumir a liderança dos trabalhos. Em seguida, foram chegando os demais componentes da equipe, como o jornalista e ilustrador Godofredo Couto e as colaboradoras Rebeca Fernandes, que tem formação em Letras (português/inglês), e Camila Dias, que é a autora das canções infantis do Dia Verbo da Vida de Missões. O projeto tem ainda o apoio da coordenadora de Criança do MVV Socorro Quirino.

Para a elaboração das novas histórias e atividades, foram contatados líderes de DI de dezenas de nossas igrejas, que também estão contribuindo com o projeto. As orientações pedagógicas e grande parte do material está sendo feito por Dayne e Rebeca. Coube ao ilustrador Godofredo Couto, que também é o autor do livro do Guerreirinho, criar os personagens e as ilustrações das histórias para as revistas, que são diagramadas pela designer Bárbara Giselle, da Editora Rhema Brasil Publicações

 A SATISFAÇÃO DO PRIMEIRO TREINAMENTEO 

Após dois anos de muita pesquisa e muito trabalho, a primeira revista da faixa etária de 5 a 8 anos está tomando forma e foi possível realizar a apresentação de uma das primeiras aulas para 54 participantes do DI do Verbo da Vida Sede, do Verbo Distrito e do Verbo Zona Leste, de Campina Grande. Ao todo, 15 colaboradores, incluindo a equipe do projeto, participaram dos bastidores do treinamento. 

O treinamento contou com a presença de Klycia Gaudard, que saudou os participantes falando da alegria de ver tudo sendo concretizado. Ela também falou um pouco sobre a construção do novo currículo e sobre a importância do serviço de todos na formação do conhecimento e entendimento da Palavra de Deus na vida das crianças.

Durante o treinamento, Dayane apresentou a equipe do projeto e tocou em pontos fundamentais para quem trabalha com crianças, como a consciência do seu chamado, como as crianças devem ser vistas e tratadas e a excelência do ensino que deve ser dado a elas. “Temos que considerar e valorizar as crianças como pessoas. Não podemos ler o que vamos dar na aula 30 minutos na noite anterior. Temos que nos preparar para apresentar um conteúdo de qualidade. Se nos preparamos e estudarmos teremos mais ousadia no falar”, reforçou Dayane.

A irmã Socorro Quirino falou sobre os recursos audiovisuais que podem ser usados nas aulas, que devem ser de qualidade e utilizados com criatividade. Ela aconselhou: “Devo mostrar para as crianças que eu me empenhei para trazer aquilo que eu levei como recurso didático. Não apresente para as crianças um material velho, sujo ou faltando partes”, disse Socorro. Ela ainda mostrou as características físicas, psicológicas e espirituais da faixa etária em foco.

No final do treinamento, a colaboradora Rebeca apresentou um exemplo de plano de aula do novo currículo com a proposta de conteúdo e a sua diagramação na revista. Ela mostrou ainda as orientações pedagógicas que compõem o material. Godofredo, por sua vez, apresentou os novos personagens da Turma da Fé e da Caixa do Téo, que darão vida às histórias para as crianças. “Criança também é igreja. Temos que considerar e valorizar as crianças como pessoas”, comentou o ilustrador.

 FELIZES COM AS NOVIDADES 

O mais interessante, durante o treinamento, era ver a expressão dos participantes, que estavam bastante concentrados e animados com o que estavam vendo. Helen Carla dos Santos, que é monitora no DI da Sede, disse que gostou demais do treinamento. “Estou gostando muito, pois acrescentou coisas importantes. Esse novo currículo vai ajudar muito com as crianças na salinha”, disse Helen.

O apelo visual dos materiais foi algo que tocou muito Joselma Leal, que é professora do DI do Verbo Distrito. Ela comentou: “Para mim foi ótimo. Estamos precisando muito de material criativo, pois essa é uma turminha que aprende muito com a questão visual e são bastante sensíveis com as imagens”

Emanoel Nícolas chegou há pouco tempo no DI do Verbo Sede, mas já está bem entusiasmado com tudo o que viu. “Achei tudo bem essencial. Achei muito bom o que foi passado para nós, pois nem sempre sabemos como lidar bem com os diversos tipos de crianças”, festejou o jovem monitor.

A Poliana Patrícia, que também serve no DI da Sede, comentou a sua satisfação com o treinamento: “Estou feliz demais me sinto honrada pelo nosso amigo íntimo Espírito Santo de nos ter direcionado para essa equipe tão nobre para cuidar dos pequeninos. Deles já é o Reino dos Céus. Aleluia!”.

“Obrigada pela excelência! Pelo novo currículo que está fantástico. É resposta de oração! Obrigada pelo carinho e atenção de toda equipe envolvida”. Esse foi o comentário de Joselma Leal, do Verbo Distrito. 

Atenção! Informamos que o novo currículo não está concluído. A equipe deu forma às primeiras aulas apenas para a faixa etária de 5 a 8 anos e está sendo apenas aplicadas, de forma experimental, em três igrejas de Campina Grande (PB). A coordenação de Crianças informará os próximos passos à medida que forem concluídas as novas etapas. 

Vamos, juntos, fazer o melhor para as nossas crianças!

Confira, a seguir, um registro do treinamento em imagens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da semana​

Estude no Maior Centro de Treinamento Bíblico do Mundo!